Londrix promove atividades literárias on-line
A programação conta com debates, mesas-redondas, palestras e conferências

O Festival Literário de Londrina – Londrix promove, até 22 de março, uma série de atividades on-line. Em sua 16º edição a programação conta com debates, mesas-redondas, palestras e conferências em torno do tema “Literatura e Educação”. Os interessados em participar deverão acessar o site oficial do projeto.
Na quarta-feira (17), às 19h, a poeta Jussara Salazar abre espaço para o tema “Feminicídio: a sombra, o canto e a luz”. Em seguida, o artista Pedro Antonio Caldeira conversa sobre como espaços urbanos e figuras humanas são transformadas em literatura.
Já na quinta-feira (18), às 19h, os professores Luiz Carlos Simon, Carlos Fortes e o estudante Akira Demenech debatem sobre a obrigatoriedade da leitura nos vestibulares, o processo de escolhas das obras e como funciona o ensino de literatura.

Haverá ainda, na sexta-feira (19), às 19h, a palestra “Conexão Madri-Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”, com autora internacional, Nuria Barrios. Na sequência Aliny Perrota e Rovilson da Silva conversam sobre a importância das políticas publicas de incentivo à leitura.
Segundo a diretora do Festival, Christine Vianna, a escolha do tema desta edição foi feita através da necessidade de um apoio na formação de leitores. “A sociedade precisa entender o seu papel na formação de leitores. Frisamos que o debate sobre a literatura e experiências literárias vai além dos muros escolares”, explicou.
Festival Literário de Londrina – O Londrix está em sua 16º edição e busca criar uma seleção de oportunidades de intercâmbio de conhecimento e experiências, além de promover o acesso à leitura a fim de gerar uma consciência educacional junto à sociedade.
O Festival é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora, e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.
Tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e apoio da Cultural Londrina – Inglês e Espanhol.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor de imprensa do Festival Literário de Londrina, celular disponível no N.Com pelo 3372-4188.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.Com