Cidadão

Londrina acumula 1.253 casos positivos de dengue este ano

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (8); o fumacê, que elimina o mosquito transmissor, está percorrendo diversos bairros diariamente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (8), o relatório epidemiológico atualizado sobre a situação da dengue em Londrina. Desde o dia 1º de janeiro, a cidade acumula 6.157 notificações por suspeita da doença e confirmou 1.253 casos.

Houve aumento das notificações nos bairros Eldorado, Cabo Frio, Carnascialli, CSU, Parigot e Campos Verdes. E a incidência é considerada alta nos conjuntos Misther Thomas, Lindóia e San Izidro.

Ainda desde janeiro, 2.110 casos já foram descartados para dengue. E outros 2.794 estão em andamento, aguardando resultado de exames.

Foto: Divulgação

Londrina também registrou quatro óbitos provocados por dengue, que ocorreram este ano. Dois pacientes eram do sexo masculino, com idades de 70 e 69 anos, residentes nas regiões leste e sul, respectivamente. E as duas do sexo feminino tinham 19, da zona norte, e 52 anos, da zona leste.

Além da dengue, outra doença transmitida pelo Aedes aegypti é a chikungunya. Em 2021, foram registradas 11 notificações suspeitas desta endemia no município. No segundo semestre do ano anterior, Londrina confirmou quatro casos de chikungunya.

Os cuidados que impedem o avanço da dengue, chikungunya e demais doenças que o Aedes transmite incluem, principalmente, a eliminação dos criadouros. Todos os objetos com água parada são utilizados pelo mosquito para sua reprodução. E 99% deles são encontrados dentro dos imóveis, durante vistorias feitas pelos agentes de Controle de Endemias da SMS.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de todo cidadão lavar e proteger objetos como bebedouros de animais, ralos, vasos de plantas e calhas. Rejeitos, materiais descartáveis e restos de construção devem ser eliminados corretamente, pois também podem acumular água.

Outra medida que está sendo executada é a dispersão do fumacê, que elimina o Aedes somente em sua fase adulta. A aplicação ocorre de segunda a sábado, das 4h às 10h, e das 17h às 21h. Aos domingos, os carros com o inseticida percorrem os bairros só de manhã.

A lista completa com as localidades que estão recebendo aplicação do fumacê está disponível aqui. Os bairros ficam nas regiões norte, sul, leste e oeste de Londrina.

Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos