Cidadão

Saúde levanta número de tuberculosos em Londrina

Funcionários das unidades básicas de saúde distribuem panfletos explicativos e vão às ruas para identificar quantas pessoas estão infectadas pela doença na cidade

O Dia Internacional de Combate à Tuberculose, realizado no dia 24 de março, já conta com uma programação adiantada da Secretaria Municipal de Saúde. Na semana que antecede o evento, funcionários das unidades básicas de saúde da cidade vão às ruas, para fazer o levantamento de quantos londrinenses estão contaminados com a doença.

A ação também ganha o espaço acadêmico. Profissionais do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) fazem um balanço com os próprios estudantes no campus da instituição. O governo estadual disponibilizou ainda folders explicativos sobre os sintomas da tuberculose, distribuídos, posteriormente, à comunidade.

Segundo a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, hepatites e tuberculose da Secretaria de Saúde, Regina Cortez, a meta é identificar, pelo menos, 250 tuberculosos no município. “Já registramos 120 pessoas com a doença. Pode parecer um índice baixo, mas a população deve ser conscientizada sobre o risco da tuberculose”, disse.

A gerente argumentou que a atenção merece ser redobrada, por causa da fácil transmissão. “Isso é o que a difere da dengue, por exemplo. Recomendamos que todas as pessoas, que não param de tossir há mais de três semanas, com febre no final da tarde e ter emagrecido sem uma razão aparente, procurem uma unidade básica para realizar o tratamento gratuito”, comentou.

Além do trabalho de campo dos profissionais, a Secretaria de Saúde intensifica a conscientização, distribuindo panfletos no calçadão durante o Dia Internacional de Combate à Tuberculose.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos