Famílias de seis bairros recebem escrituras de regularização fundiária
Com a medida, beneficiários passam a ter escritura oficial de suas casas, registrada em cartório; somente nesta semana, o Município entregou 63 títulos de posse

“Moro no mesmo local desde 1999, e essa regularização é muito importante para nós. Dou graças a Deus por termos superado os tempos difíceis e estou bem feliz, pois não há lugar melhor para mim”, disse Lourdes Miranda, moradora do João Turquino, ao receber o título de propriedade de sua casa.

Ela participou do evento realizado nesta sexta-feira (21), na sede da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), em que a Prefeitura contemplou 15 famílias, de seis bairros, com a regularização imobiliária. Além da comunidade do União da Vitória, para os quais nove títulos de posse foram concedidos, a cerimônia incluiu a entrega de escrituras referentes aos jardins Novo Perobal (2), Primavera (1), José Belinati (1), Quati (1) e João Turquino (1). O encontro, que contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati e do diretor-presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira, foi realizado de acordo com todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento adequado.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, parabenizou a equipe da Cohab e afirmou que a administração municipal continuará trabalhando para fortalecer cada vez mais o órgão. “Através do programa de regularização fundiária, estamos contemplando diversos bairros com melhorias em infraestrutura, incluindo asfalto novo, rede de água e esgoto, iluminação pública em LED e outros serviços. Esses trabalhos ocorrem em diferentes regiões como o Shekinah, São Rafael, Vila Amaral, e passarão também pelo União da Vitória 5 e 6. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, e dentro da lei, para que as melhorias cheguem para o maior número possível de famílias”, frisou.

O lote de títulos, que foi viabilizado pela administração municipal, integra o Programa de Regularização Fundiária da Cohab. Dentre os beneficiários que receberam a escritura oficial de suas casas, registrada em cartório, estão alguns idosos que se encontravam na irregularidade, por não entenderem a importância da regularização desses imóveis, mesmo com o incessante trabalho da Companhia ao longo de muitos anos.
Também participaram do evento o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e o vereador Nantes.
Além da liberação dessas 15 escrituras imobiliárias, a Prefeitura havia entregado, na quinta-feira (20), outras 48 escrituras de moradias do Residencial Horizonte II, totalizando 63 títulos de propriedade entregues nesta semana.
União da Vitória – O Jardim União da Vitória é um bairro situado na zona sul do município de Londrina, a aproximadamente 10 km do centro. Em 1970, o local era uma extensa área rural, com 46 alqueires, em torno da bacia do Córrego Jerimu. Na época, plantava-se café e formavam-se pastagens, havendo apenas quatro casas, sendo duas de cada lado da margem do córrego. Em 1977, a Companhia de Habitação de Londrina adquiriu parte da extensão territorial que viria a ser o bairro.

A região passou a ser povoada a partir de ocupações irregulares na década de 1980 e, com o passar dos anos, o número de habitantes aumentou de forma acelerada. Em 1988, surgiram os primeiros movimentos em busca de infraestrutura para o lugar. No ano seguinte, uma Comissão constituída por representantes dos moradores e da Cohab realizou várias campanhas para a implantação do sistema de mutirão para construção de moradias. Ainda em 1989, foram fundadas a primeira creche e a Unidade Básica de Saúde.
O trabalho realizado pelo Departamento Social da Cohab permitiu, além da identificação do perfil dos moradores, um grande avanço na avaliação diagnóstica deste bairro. Entre os avanços obtidos, foi possível identificar os principais problemas de infraestrutura do local e a necessidade de uma maior articulação entre os moradores para garantirem seus direitos junto aos órgãos públicos. Apesar de a grande maioria dos lotes do União I e II já estarem regularizados, alguns ainda aguardam a regularização. A Companhia de Habitação de Londrina tem trabalhado para garantir a segurança da posse a todas as famílias.