Prefeito autoriza início de obras de galerias pluviais entre bairros da região sul
Será construído um novo sistema de captação e drenagem de águas entre o Conjunto São Lourenço e o Jardim Novo Perobal, até o Córrego Cristal

Nesta quarta-feira (26), às 14h30, o prefeito Marcelo Belinati assina ordem de serviço para liberar as obras de construção da nova rede de galerias pluviais que será construída desde o Conjunto São Lourenço, passando pelo Jardim Novo Perobal, até o Córrego Cristal, na região sul. O ponto de encontro para o ato simbólico de assinatura será a abrangência da parte inicial das obras, na rua Delegado Matias Sampaio, entre as ruas Jorge Ribeiro e Giuseppe Vittori, ao lado da Escola Municipal Eugênio Brugin.

A criação de um novo sistema de captação e drenagem de águas pluviais vem para solucionar um antigo problema que perdura há décadas nessa região da cidade. Nos dias de chuvas, as águas descem pelas vias íngremes em alto volume, causando transtornos e levando riscos aos moradores.
Ao longo dos anos, muitos deles tiveram suas residências invadidas e até mesmo danificadas, principalmente nos imóveis das áreas de maior declividade. A infraestrutura de captação de águas, deficitária e insuficiente, não consegue conter os efeitos das águas e nem fazer o escoamento necessário em direção ao Córrego Cristal.
Os serviços iniciais incluem a mobilização e montagem do canteiro de obras, paralelamente às atividades preliminares de locação, com trabalhos de topografia e limpeza de terreno.
A estrutura completa da rede de galerias pluviais totalizará cerca de 1.500 metros de execução em tubulações em concreto armado e outros elementos. O sistema contará com a construção de dezenas de itens para drenagem, entre poços de visita e queda, bocas coletoras simples, duplas e triplas, além de escada hidráulica de 80 metros de extensão e um dissipador já na área mais próxima ao Córrego Cristal. O maquinário utilizado contará com caminhões, escavadeiras e retroescavadeiras.
Para permitir a construção deste sistema de drenagem, ainda serão necessárias intervenções para adequar a área de vegetação existente após o ponto inicial de execução. E também a demolição e retirada de partes de asfalto, calçadas e meio-fio, tanto na primeira parte da obra como na área final do trajeto, onde será preciso recompor o pavimento. Também será feita a recomposição das árvores removidas, principalmente no trecho final até o córrego.
A Prefeitura investirá nas obras R$ 980 mil, aproximadamente, utilizando recursos próprios. O prazo de execução é de 300 dias, contados após a assinatura da ordem de serviço. A empresa responsável é a Riber Construtora Ltda, vencedora de processo licitatório. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) é responsável pelo acompanhamento e fiscalização de todas as etapas de atividades.