Cidade

I Encontro para Conselheiros Municipais na segunda e terça-feira

Evento, organizado pela Casa dos Conselhos Municipais – secretaria de Governo, é direcionado aos conselheiros municipais e gestores públicos

Com a temática Gestão Integrada das Políticas Públicas, será realizado, na segunda (28) e terça-feira (29), o I Encontro de Capacitação para Conselheiros e Conselheiras Municipais, no Auditório do Sindicato dos Bancários (avenida Rio de Janeiro, 854). O evento, que é organizado pela Casa dos Conselhos Municipais – secretaria de Governo, é direcionado aos conselheiros municipais e gestores públicos.

A programação inicia no dia 28, às 19h, com a palestra do doutor em filosofia e teoria social, Paulo Fleury Teixeira, que abordará o tema Gestão Integrada das Políticas Sociais. Ele é professor, pesquisador e consultor em saúde pública e desenvolve temas sociais com atuação em uso da informação, modelagem de sistemas, avaliação, planejamento e gestão.   

Em parceria com a secretaria de Gestão Pública e com o departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina – UEL, será realizado, na próxima terça-feira, um ciclo de cinco minipalestras no período da manhã, das 8h às 12h, abordando as fases e ações do Planejamento. Já no período da tarde, das 13h30 às 17h30, será desenvolvida uma oficina de mapeamento das políticas públicas municipais, em parceria com a secretaria de Assistência Social.

De acordo com a coordenadora da Casa dos Conselheiros Municipais, Heloísa Botelho, este é um momento inédito, que marca o compromisso de diálogo e participação popular democrática no governo municipal. “Os conselhos são canais importantes de participação coletiva, que possibilitam a criação de uma nova cultura política e novas relações políticas entre governos e cidadãos”, pontuou a coordenadora.

Ela explicou que, em mais de uma década, estudos e pesquisas demonstram as dificuldades de os conselhos realizarem efetivamente o controle social, a garantia de direitos na formulação e gestão das políticas públicas. “Por isso, a importância e necessidade de ofertar a capacitação e formação de conselheiros e buscar imprimir uma sincronia entre gestores públicos e conselheiros, preservando a autonomia, equilibrando interesses e avançando na articulação, elaboração, execução e no controle social das políticas públicas”, completou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos