Cidadão

Prefeitura vistoria novas escolas da região leste e a Maternidade Municipal

As visitas serão feitas na Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior e na creche Nagib Abudi Filho, na área do Acquaville; também será acompanhada a reta final da reforma da Maternidade

Os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada e da Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e engenheiros da Prefeitura de Londrina, bem como de empresas terceirizadas, cumprem agenda de fiscalizações integradas em obras públicas nesta terça-feira (21). A partir das 9h, haverá visitas consecutivas na Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior e no Centro de Educação Infantil (CEI) Nagib Abudi Filho. As duas são unidades escolares novas e com as construções prontas, na região leste da cidade. A inauguração oficial destes espaços será realizada em breve pelo prefeito Marcelo Belinati.

Mais tarde, às 10h30, a vistoria será realizada na Maternidade Municipal Lucilla Balallai, que está em fase final das obras que incluem reforma, ampliação e readequação de alas.

Construída do zero, a Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior, que fica na Rua Akeo Hasuda, 235, está com a estrutura finalizada, passando apenas por alguns últimos ajustes em acabamentos. O local já atende mais de 220 crianças do ensino fundamental e terá capacidade total de atendimento para cerca de 1.000 alunos, de P4 ao 5º ano. Antes, o funcionamento da escola vinha ocorrendo, provisoriamente, nas dependências do CEI Nagib Abudi Filho, que fica ao lado. Os dois novos prédios foram construídos por meio de contrapartida de uma construtora que realizou alguns empreendimentos na área do bairro Acquaville.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

A escola municipal tem área total construída de 3.412,12m², com estrutura implantada em um terreno de 10.714,84m². O prédio conta com dois blocos construídos para comportar 18 salas de aula, ao todo, sendo um com 12 salas e outro com seis. Para atender alunos e as equipes da escola, o complexo possui ambientes com toda a acessibilidade, incluindo salas administrativas, para direção, secretaria, supervisão, área de serviço, banheiros, depósito de materiais e outros. Além disso, o espaço tem refeitório, cozinha e áreas para o preparo de alimentos.

Também fazem parte da escola uma horta e duas quadras poliesportivas, sendo uma delas coberta, onde serão realizadas as aulas de educação física e atividades em contraturno escolar.

Creche – O Centro de Educação Infantil (CEI) Nagib Abudi Filho funciona na Avenida Azilé Miguel Abujamra, 170. Cerca de 50 alunos estão sendo atendidos nesta unidade, que tem capacidade para receber mais de 200 alunos de turmas de zero a três anos de idade – CB (berçário), C1, C2 e C3.

Com área total construída de 1.520,21 m², em um terreno de 3.697,53 m², o prédio possui 10 salas de aula, além de berçário, lactário, fraldário e salas de multiuso. Há banheiros adaptados para crianças e pessoas com deficiência, bem como ambientes para as atividades de professores e funcionários, áreas administrativas, cozinha, refeitório e outros locais.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Maternidade Municipal – As obras de revitalização da Maternidade Municipal Lucilla Balallai ultrapassaram os 80% de execução. Uma das alas que estão sendo reformadas foi concluída nos últimos dias e receberá nova vistoria nesta terça-feira (21). Totalmente renovada, essa área abrigará os atendimentos de pré-parto. O local foi repaginado com melhorias que envolvem reconstrução e readequação da estrutura de alvenaria, cobertura, paredes e pisos, substituição de janelas e portas, instalações hidráulicas e elétricas, entre outras intervenções.

Com as reformas, essa parte da maternidade ainda contará com mais espaço para o serviços de pré-parto, uma vez que a Prefeitura já havia construído e entregado, em novembro de 2020, uma nova ala que passou a abrigar o Centro Cirúrgico, antes alocado neste espaço. A nova ala criada somou quase 1.000 m² à área do prédio original da Maternidade Municipal, que agora é de 3.335,14 m², possibilitando a criação de novos espaços para atendimento às gestantes, bem como a readequação daqueles já existentes.

Além desta ala, a fase final da reforma da maternidade terá a recuperação do bloco que terá atendimentos de pós-parto. Este espaço terá a readequação de ambientes para otimizar os serviços prestados às gestantes, e os serviços incluem substituição de piso, reforma em banheiros e outros trabalhos. O investimento total da Prefeitura é de R$ 6 milhões e a responsável pelas obras é a empresa Tekenge Engenharia e Construções.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos