Destaques

Fundo de vale do Jardim Vale Verde ganha 50 árvores nativas

Plantio no Dia da Árvore foi feito pela Sema e Integrada Cooperativa Agroindustrial, com mudas fornecidas pela multinacional UPL

Como parte das atividades que celebram o Dia da Árvore, nesta terça-feira (21) a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), plantou, em parceria com a Integrada Cooperativa Agroindustrial, 50 mudas em fundo de vale do Jardim Vale Verde. Servidores municipais e cooperados se uniram para executar o trabalho na área do Córrego do Inhambú e que fica próxima ao cruzamento das ruas Joaquim Xavier de Lima e Gabriel Tanios Iasbik. O trecho foi reflorestado com pés de jacarandá, pau-brasil, araçá, tarumã, angico, caliandra e outras seis espécies distintas.

Foto: Emerson Dias / NCom

Participaram desta ação os secretários municipais do Ambiente, Ronaldo Siena, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; juntamente com o diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri. As 50 mudas integram um total de 500 árvores doadas pela multinacional de agroquímicos UPL para que a cooperativa plante em Londrina, na área urbana e rural. Representando a UPL, estava o gerente comercial, Paulo Calzavara.

Desde janeiro deste ano, a Sema viabilizou para Londrina 8.780 novas árvores, plantando 5.480 delas e doando 2.648 mudas para a comunidade. Como parte do trabalho de destocamento na cidade, a empresa que executa o serviço plantou 652 árvores em 2021. E nesta terça-feira (21), dentro do cronograma que comemora o Dia da Árvore, outras 800 mudas estão sendo entregues pela Sema na loja do Supper Muffato da Duque de Caxias, desde às 8h da manhã, em parceria com a empresa Campo Art.

Foto: Emerson Dias / NCom

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, afirmou que a pasta tem se empenhado cada vez mais na arborização, seja com plantio de árvores, doação de mudas ou firmando novas parcerias. “Temos trabalhado o mês inteiro em comemoração ao Dia da Árvore, mas isso vai se estender pelos próximos anos, ao longo da administração do prefeito Marcelo Belinati. Em Londrina, para cada árvore erradicada este ano, foram plantadas 3,6, o que já supera a meta do Plano Plurianual, que era três. E queremos chegar a quatro plantios para cada erradicação”, contou.

Outro destaque que Siena deu foi em relação ao trabalho de arborização com espécies adequadas ao meio. Nos fundos de vale e áreas rurais, são plantadas espécies diferentes das que ficam nas vias públicas, para que não haja transtornos futuros com o crescimento da árvore, subterrâneo ou não. “Estamos aplicando a padronização da arborização, com uma única espécie em toda rua ou região. Na recente florada dos ipês foi possível ver a beleza que isso traz, então estamos investindo também para identificar as vias pela arborização”, citou.

Mesmo com a falta de chuvas e baixa umidade no ar dos últimos meses, a arborização com as 50 mudas foi viabilizada pelo uso de hidrogel, um produto que segura a umidade do solo próximo à raiz da planta. O hidrogel também foi fornecido pela UPL e Integrada. “Ao todo, eles nos doaram 500 mudas, que iremos plantar em novas ações como essa. Esse tipo de parceria é muito importante e se soma ao nosso trabalho. Que outras empresas também queiram atuar conosco, lembrando que esse trabalho será desfrutado pelas gerações futuras da cidade”, frisou o secretário do Ambiente.

Foto: Emerson Dias / NCom

De acordo com o diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, a cooperativa possui um Programa de Sustentabilidade, o Pensare, que promove ações como a desta terça-feira (21). “Aqui temos uma amostra para iniciar o plantio dessas 500 árvores. Nós escolhemos esse projeto junto com a Sema, de revitalização dos fundos de vale, porque o movimento do cooperativismo tem no seu cerne o interesse pela comunidade onde atua e, principalmente, a questão ambiental e sustentabilidade. Sem preservar e cuidar do meio ambiente, a cadeia do agronegócio não se sustenta”, disse.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, participou do reflorestamento e parabenizou a Sema e as empresas pela iniciativa em parceria. “Árvore significa vida, uma atmosfera e uma temperatura melhores, então essas ações conjuntas são muito boas de se ver. A Sema tem o plantio de árvores como uma de suas prioridades, plantando quase quatro árvores para cada uma que precisou ser erradicada. Isso é um ganho inédito, fruto de um trabalho sério e esforço de toda equipe e que conta com apoio e incentivo do prefeito Marcelo Belinati”, citou.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos