Evento chama atenção para o papel das pessoas na transformação digital
Bate-papo sobre tecnologia, promovido pelo Conselho Municipal do Trabalho, provoca reflexões sobre a importância da humanização dos processos tecnológicos

Um bate-papo esclarecedor e que mostrou a importância de um fator determinante para o sucesso de qualquer ferramenta de tecnologia: as pessoas. Esse é o resumo do evento “Transformação Digital: primeiro pessoas, depois tecnologia”, promovido pelo Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER) nesta segunda-feira (18).
O evento teve transmissão pelo Facebook da Prefeitura de Londrina e contou com a participação da diretora do Arranjo Produtivo Local de TIC e empresária de TI, Ana Paula Murakawa, e do engenheiro de DevOps da empresa Arbo Imóveis, Thiago Rocha de Araújo. A transmissão estará disponível para quem quiser assistir na página da Secretaria do Trabalho, no site da Prefeitura, a partir de terça-feira (19).
A ideia do evento surgiu de uma participação da Ana Paula em uma reunião do CMTER, que tem debatido sobre o tema da última conferência Municipal do Trabalho, Emprego e Renda: “Os reflexos da tecnologia nas relações de trabalho”. O evento online trouxe para o público diversas reflexões que e a empreendedora já havia provocado entre os conselheiros.

Para Ana, é preciso que a tecnologia faça sentido na vida das pessoas. “Eu tenho um conhecimento e uma técnica e estou ajudando uma pessoa a resolver seu problema. A gente precisa entender as dores da pessoa e, antes de pensar no digital, pensar em solucionar esse problema, e em uma solução que seja relevante, independentemente do digital, a partir disso se constrói a transformação, inclusive a digital”, ressaltou.
A diretora do APL de TIC lembrou que, apesar do uso precoce, as novas gerações se tornaram, em grande maioria, apenas usuários e não desenvolvedores. “A conectividade está presente nos nossos dias, seja com aplicativos para redes sociais ou até para uso diário de algum serviço, mas precisamos saber ser mais do que meros utilizadores. Essa geração nasce inserida na tecnologia como usuários, precisamos transformá-los em construtores de tecnologia”, ponderou.

O presidente do CMTER e secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, lembrou de como o cenário atual acelerou o uso de tecnologia para diferentes fins, mas provocou também reflexões importantes. “O século de agora será o século das pessoas. Independente de qualquer ferramenta, sempre será sobre pessoas. Estamos passando por uma carência de contato, provocada pela pandemia, que deixa muito claro a importância do se relacionar e, cada vez mais, as pessoas serão protagonistas nesse processo pós-pandemia, apesar da tecnologia”, pontuou.
Santos destacou que a TI abre muitas oportunidades, mas que é preciso investir em qualificação. “A demanda de tecnologia é uma demanda mundial, não é apenas de Londrina ou do Brasil. Precisamos formar mão de obra para ocupar as milhares de vagas que as novas ferramentas estão criando e que, hoje, não encontra profissionais capazes para ocupá-las. A Prefeitura está fazendo um movimento para conseguir dar suporte na formação dessa mão de obra e teremos novidades, em breve”, explicou.

Além de engenheiro da Arbo, Thiago Rocha de Araújo é também o vencedor municipal e estadual do WorldSkills, competição internacional da área de TI, na categoria de Computação em Nuvem. O engenheiro vai representar o Paraná no campeonato nacional, que garante ao vencedor a participação no mundial da WorldSkills, que será realizado em Shangai, na China. Além disso, ele venceu uma competição internacional da Samsung, também na área de computação em nuvem.
O profissional contou como trilhou o caminho da qualificação em TI e agora tem se destacado no cenário internacional. “A tecnologia mudou totalmente minha vida. Comecei a jogar joguinhos e, aos 14 anos, resolvi que queria me aprofundar e entender como aquilo funcionava. Fui buscar formação, sou técnico em informática pelo Senai, e, a partir disso, nunca parei de estudar. Dentro da área de tecnologia, procurei me especializar e entender de áreas específicas, como é a computação em nuvem. O estudo ampliou minhas perspectivas profissionais completamente ”, garantiu.
Conselho – O CMTER é formado por representantes de três segmentos: poder público; empregadores; e trabalhadores. É responsável por acompanhar e gerir as políticas públicas do trabalho, emprego e renda em Londrina. As reuniões são mensais, em toda última sexta-feira de cada mês e, atualmente, estão sendo feitas por meio da ferramenta de webconferência da Prefeitura, por conta da pandemia.
O conselho é composto por representantes das seguintes entidades:
BANCADA DOS TRABALHADORES:
SINDECOLON – Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina
SML – Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Londrina e Região
STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina
SINCOLON – Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região
BANCADA DOS EMPREGADORES:
SINCOVAL – Sindicato do Comercio Varejista
SINDUSCON NORTE DO PARANÁ – Sindicato da Indústria da Construção do Norte Paraná
SESCAP –Sindicato das Empresas em Serviço Contábeis e Assessoria em Perícias, Informações Pesquisas de Londrina
SINDIMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Londrina
SINDIMERCADOS – Sindicato do Comércio Varejista de Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados do Estado do Paraná
BANCADA DO PODER PÚBLICO:
SMTER – Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda
CODEL – Instituto de Desenvolvimento de Londrina
SME – Secretaria Municipal de Educação
SMAA – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento