Cidadão

Secretaria de Recursos Humanos investiu em inovação e inclusão em 2021

Entre as principais ações da pasta, estiveram a informatização de diversos processos e a publicação da portaria nº 7, que proporciona mais acessibilidade aos concursos e testes seletivos municipais

Para a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), o ano de 2021 foi marcado por diversos avanços importantes, principalmente nas áreas de inovação tecnológica, acessibilidade e inclusão.

Uma das conquistas mais significativas da pasta foi a conclusão, em outubro, da informatização do processo de Avaliação de Desempenho dos cerca de 10 mil servidores municipais. O novo processo proporcionou à administração municipal uma economia anual de R$ 345.794,52, já que, por ser realizado de forma completamente eletrônica, reduziu consideravelmente o emprego de mão de obra para a sua realização, o que anteriormente gerava custos elevados. Além disso, a adoção de formulários on-line trouxe benefícios ambientais, evitando o uso de aproximadamente 20 mil folhas de papel por ano.

Outra inovação semelhante diz respeito aos processos de promoção por merecimento, que também foram informatizados e contribuíram para a otimização do uso de recursos.

Foto: Arquivo/Vivian Honorato

A tecnologia também foi utilizada pela SMRH para trazer agilidade e segurança aos testes seletivos conduzidos pelo órgão, através de um novo sistema de QR Codes desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).  A nova ferramenta permite que, após o preenchimento de um formulário on-line, os participantes de testes seletivos imprimam dois códigos do tipo QR Code. Um deles permanecerá em sua posse, funcionando como comprovante de inscrição no processo, e o outro deverá ser obrigatoriamente afixado ao envelope que será entregue com os títulos do candidato, para propósitos de identificação.

Dessa forma, o processo de entrega de documentos ficou muito mais rápido, transparente e seguro, eliminando o risco de falhas e fraudes. Além disso, a inovação permitiu à SMRH a adoção de formatos diferenciados para a condução dos testes seletivos, como, por exemplo, o sistema drive-thru, em que os candidatos entregam os envelopes identificados com o QR Code sem sair de seus automóveis.

Foto: Arquivo/Vivian Honorato

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, afirmou que o ano de 2021 foi marcado por muito trabalho, e que a inovação tem sido um dos princípios norteadores da pasta, inclusive para se adaptar às circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19. “Tivemos que tornar eletrônicos vários processos, e isso foi muito bom porque acabou agilizando os trabalhos e gerou muita economia ao erário, permitindo que os recursos sejam utilizados de melhor forma. Em parceria com a DTI, desenvolvemos novos sistemas e ferramentas como o QR Code, que diminuiu o tempo que as pessoas necessitavam para se identificar durante os testes seletivos, de 10 minutos para cerca de 14 segundos. Isso sem sair de seus carros e com toda a segurança proporcionada pelo sistema drive-thru. Nossas equipes já estão trabalhando em outros processos inovadores e pretendem avançar ainda mais em 2022”, disse Bellusci.

Acessibilidade e inclusão – Em 2021, a SMRH também investiu em ações voltadas à promoção de acessibilidade, inclusão e bem-estar de seus públicos. Entre as medidas adotadas nessa direção, está a publicação da portaria conjunta no 07/2021, elaborada em parceria entre as secretarias municipais de Recursos Humanos e de Governo, que visa proporcionar mais acessibilidade aos concursos públicos e testes seletivos municipais. Para isso, serão implantadas medidas que vão desde a publicação de cada edital até o processo de contratação de novos servidores, incluindo recursos como intérpretes, provas adaptadas e uso de Libras e Braile.

Foto: Arquivo/Emerson Dias

De acordo com a secretária de Recursos Humanos, a humanização dos serviços é uma das prioridades do órgão, que procura abordar com equidade os públicos com necessidades diferenciadas, como pessoas com deficiências ou gestantes. “Quando se trata de concursos públicos, o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que as instituições têm que proporcionar acessibilidade a esses processos. Nós estamos indo além disso e também aplicaremos essas medidas nos testes seletivos. Outra diferença é que a legislação federal não especifica de que forma a acessibilidade deve ser implantada, e nós estamos adotando medidas concretas e objetivas. A portaria no 7 determina, por exemplo, que toda vez que um edital for publicado por escrito, ele também deve ser disponibilizado em áudio e vídeo para ser acessível às pessoas com deficiências sensoriais. Isso é importante porque não basta que a reserva de vagas esteja prevista na lei, é preciso que ela realmente chegue de forma efetiva às pessoas”, salientou Bellusci.

Com o objetivo de priorizar o bem-estar e a saúde física e mental das servidoras mães de crianças natimortas, a SMRH elaborou o projeto legislativo que resultou na lei municipal no 13.322/2021 (Lei Yasmin). Entre outras alterações, a norma aumenta o período de repouso remunerado da servidora mãe de natimorto de 30 para 120 dias, e elimina a necessidade de perícia médica para esses casos, bastando a apresentação da certidão de óbito da criança. 

Contratações e capacitação – Para suprir as necessidades de pessoal do Município, a SMRH viabilizou a contratação de sete profissionais para cargos efetivos e 447 temporários, em diversas funções. A pasta também investiu em várias ações de capacitação, sendo que uma das atividades de destaque foi o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), que contemplou 300 servidores em funções de direção, chefia e assessoramento.

Foto: Arquivo/Vivian Honorato

Outra iniciativa importante foram as capacitações para a formação da Brigada de Incêndio, oferecidas para diferentes secretarias e órgãos municipais. A atividade foi promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), e a Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo do curso, que contemplou um total de 1.047 participantes, é capacitar os servidores para que possam prevenir possíveis acidentes e, caso ocorram, estarem preparados para as situações de emergência.

Para que os brigadistas pudessem praticar os conhecimentos adquiridos, a SMRH participou da organização de três simulações de incêndio, sendo uma na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a presença de 200 servidores; outra no prédio da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) com 146 servidores; e a terceira na sede da Prefeitura de Londrina, com envolvimento de 600 pessoas e apoio da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Além disso, a SMRH se engajou em atividades como o 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), que foi realizado em Londrina e contou com a participação ativa de servidores da pasta, que inclusive inscreveram e apresentaram um trabalho no evento.

A Secretaria de Recursos Humanos iniciou, ainda, uma campanha de doação de sangue para servidores municipais, que visa incentivar o público-alvo a se engajar de forma concreta nessa causa social. Realizada em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, a ação conta com um cronograma específico para cada órgão e secretaria do município, sendo que os servidores deverão fazer suas doações para o Hemocentro do Hospital Universitário (HU).

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