Prefeitura, Microsoft e Ministério do Trabalho e Previdência Social lançam cursos
Solenidade de lançamento acontecerá amanhã (28), na sede da Prefeitura; capacitações serão gratuitas e voltadas a todos aqueles que buscam desenvolver habilidades na área de TI

Nesta sexta-feira (28), às 9h, será realizada solenidade de lançamento dos cursos da parceria implementada pela Prefeitura de Londrina com a Microsoft Brasil e Ministério do Trabalho e Previdência, Governo Federal. A iniciativa acontecerá no gabinete do prefeito Marcelo Belinati e será transmitida por meio da plataforma Webconf da Prefeitura (clique aqui para acessar o link). A imprensa poderá acompanhar a solenidade via internet.
Além do prefeito Marcelo Belinati, deverão participar a deputada federal, Luísa Canziani, o secretário municipal de Governo, Alex Canziani; representando a Microsoft Brasil, Lucia Rodrigues; o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Previdência no Paraná, Paulo Kroneis, entre outras autoridades.
Os cursos ofertados por meio desta parceria são gratuitos e voltados a todos aqueles que buscam desenvolver habilidades na área de Tecnologia da Informação (TI). As capacitações serão ofertadas pela Escola do Trabalhador 4.0, que está trabalhando em conjunto com Escola de Governo de Londrina, com o objetivo de divulgar os cursos e ensinar o maior número possível de interessados nessa temática. A Escola do Trabalhador 4.0 é uma plataforma de ensino remoto do Ministério do Trabalho, que inclui cursos da Microsoft por meio da ferramenta Microsoft Community Training.
Os primeiros cursos ofertados são: Letramento Digital; Produtividade pessoal; Introdução à Programação Produtividade Colaborativa; Administração em TI em Azure; Desenvolvedor e programador de software; Profissional de Inteligência Artificial; Analista de Dados Analista de Segurança de Dados; Engenheiro de Dados; Cientista de Dados. A partir desta sexta-feira (28), o acesso direto ao site da Escola do Trabalhador 4.0 poderá ser feito pelo site oficial da PML https://www.londrina.pr.gov.br/.
O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, destacou que o lançamento dos cursos é um desdobramento do trabalho que vem sendo desenvolvendo no Ecossistema de Inovação de Londrina. “E o interessante é que o próprio Ministério do Trabalho quer fazer com que o case de Londrina possa ser referência para outras cidades do Brasil. O Ministério pretende participar ativamente desta iniciativa, para poder entender o resultado e depois implementar no Brasil todo. Tudo isso faz parte do trabalho que o prefeito Marcelo Belinati e a cidade vem desenvolvendo, com objetivo de tornar Londrina uma cidade cada vez mais tecnológica, formando mão de obra para atender a área de TI, que está carente no Paraná, no Brasil e no mundo”, apontou.
Mais sobre o acordo – A parceria com a Microsoft Brasil foi firmada em Londrina no dia 5 de novembro de 2021, tornando o município o primeiro do Brasil a firmar esse acordo. O objetivo é ofertar 45 cursos gratuitos e on-line produzidos pela Microsoft, maior empresa de tecnologia do mundo.
O Acordo de Cooperação Técnica tem validade de um ano. Um dos objetivos é desenvolver a iniciativa Governo Digital, entregando estudos para adoção e implementação de novas tecnologias digitais e a utilização de infraestruturas tecnológicas de nuvem aplicadas ao setor público, afim de promover o aumento da produtividade da Prefeitura de Londrina, bem como a capacitação de equipes e liberação de soluções tecnológicas para teste.
Também visa apoiar a Inovação de startups, com o desenvolvimento de aplicativos voltados para o cidadão visando a melhoria e maior agilidade no atendimento de serviços públicos, redução de filas, facilidade de agendamentos, entre outras iniciativas. Na área de Cidades Inteligentes, o Acordo de Cooperação prevê o apoio na elaboração de estratégias setoriais para a transformação digital em Londrina, nas áreas de agricultura, saúde, urbanismo, habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e meio ambiente, com foco na cidadania digital, na qualidade de vida e no bem-estar dos cidadãos, possibilitando o crescimento digital, sustentável e economicamente eficiente das cidades.