Secretaria de Assistência Social promove ações do Conexão Cidadã na região norte
Oficina artística com palhaço e ação de grafitagem no CRAS Norte B foram atrações da primeira edição do evento em 2022
Nesta sexta-feira (11), o Conexão Cidadã está levando atividades de arte, educação e lazer ao público atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B, localizado no Conjunto Luiz de Sá, na região norte. O objetivo é proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares e a participação comunitária, procurando movimentar esta unidade e estimular a convivência entre os moradores dessa área de abrangência.

A iniciativa é desenvolvida em parceria pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Associação Londrinense de Circo (ALC). Na edição de hoje (11), que é a primeira do projeto em 2022, estão sendo realizadas duas oficinas artísticas com o Palhaço Arnica, uma delas já ocorrida no período da manhã e outra etapa em andamento no decorrer da tarde. A intenção é reunir os participantes em rodas de brincadeiras e alegrar o dia de todos os presentes.

Também está sendo realizada a grafitagem da área externa da casa do CRAS Norte B, envolvendo educadores e educandos atendidos pelo projeto, além de parceiros e convidados. Dessa forma, quem passar pelo local nos próximos dias vai encontrar um ambiente com visual novo, repleto de artes que procuram representar a diversidade social e cultural, expressando a vivência do público atendido na unidade. Este equipamento público fica localizado na rua Lino Sachetin, 542.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, esta ação demonstra para a comunidade que, aos poucos, o convívio comunitário vai sendo retomado. Ela frisou que a iniciativa do Conexão Cidadã proporciona o fortalecimento do vínculo do CRAS com seu público, de forma lúdica e agradável. “A proposta é tornar estes espaços ainda mais acolhedores e reforçar seu caráter social, inclusivo e de respeito aos cidadãos e cidadãs que são atendidos, buscando ampliar o envolvimento da comunidade”, disse.

Conexão Cidadã – Esta iniciativa existe desde 2019, levando a diferentes áreas de Londrina ações promovidas pelo Projeto Arte Educação, que funciona por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Associação Londrinense de Circo (ALC). Já foram realizadas mais de dez edições do Conexão Cidadã, contemplando várias áreas da cidade.
A proposta é levar arte, cultura e informação às comunidades, por meio de apresentações artísticas e culturais, palestras, oficinas, grafitagem e outros. O projeto possibilita aos participantes novos espaços de sociabilidade, de convivência, de fortalecimento de vínculos, garantindo o acesso e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural dos participantes, valorizando comunidades, interagindo e redefinindo espaços públicos.
O Conexão Cidadã surgiu a partir do Projeto Arte Educação, que oferece atividades artísticas e pedagógicas para pessoas atendidas nas casas de acolhimento de Londrina, englobando diversas linguagens culturais. As ações são voltadas a pessoas em vulnerabilidade, sejam adultos ou crianças. Os trabalhos incluem segmentos como hip hop, grafite, pintura, teatro, música, canto, artesanato e artes integradas. Ao longo do ano, várias apresentações são realizadas para a população conhecer os trabalhos que vêm sendo feitos com os acolhidos.




