Cidadão

Londrina passa a contar com Central de Regulação Médica do Samu

A central será administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, com funcionamento  24 horas por dia

O prefeito Barbosa Neto, o superintendente da Rede de Urgências e Emergências do Paraná, Vinicius Philipak, e o secretário municipal de Saúde de Londrina em exercício, Adilson Castro, inauguram amanhã (21), às 10h30, a Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), na Rua Maranhão, 463.
 
A central é a mais nova conquista do município de Londrina, que se empenhou em atender a todos os requisitos preconizados em Portaria Ministerial, para melhor atender à rede regionalizada. O acolhimento às chamadas via Central 192 conta com mais linhas telefônicas disponíveis e com  um sistema moderno de gravação de chamadas, o que viabiliza uma melhor operacionalização do sistema. A aquisição de artigos, insumos e equipamentos administrativos necessários à implantação do serviço, incluindo o sistema de comunicação com as Unidades móveis e portas de entrada, foi um investimento do município para atender às demandas administrativas.

Coube a Londrina, a disponibilização de pessoal técnico-administrativo, para coordenar o sistema regional de atenção às urgências. O Comitê Gestor do Sistema de Atenção às Urgências, em cumprimento também à Lei Municipal que regulamenta o serviço no município, foi outra preocupação do gestor. A escolha do local para a instalação da Central com acesso facilitado e apropriado, para a devida alocação dos equipamentos, das viaturas e com um melhor espaço físico laboral para os servidores, teve, o município, a preocupação em disponibilizar recursos que otimizassem esse projeto, garantindo a operacionalização da Central.

O serviço será administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, com funcionamento 24 horas por dia, para atendimento aos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde, compreendendo um total de 850 mil habitantes. Londrina, que terá duas bases avançadas, com quatro ambulâncias básicas,2 ambulâncias avançadas e um veículo de intervenção rápida, administrará ainda as 8 bases avançadas das cidades vizinhas, equipadas com 20 ambulâncias no total.
 
O atendimento aos municípios, pelo telefone 192, será repassado à central, que avaliará a necessidade do envio de ambulância para as ocorrências. A instalação da central em Londrina faz parte do Plano de Regionalização da Rede de Urgências e Emergências do Governo do Estado, destinado ao atendimento do serviço pré-hospitalar móvel.
 
Segundo Adilson Castro, a Secretaria de Estado da Saúde está realizando estudos para Londrina sediar também o transporte aéreo médico do Samu, equipada com helicóptero. “O plano é que o transporte aéreo atenda as regionais de Cornélio Procópio, Maringá e Apucarana”, adiantou.
 
A Central do Samu atenderá aos municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu, Pitangueiras, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos