Programação do Mês da Mulher traz cursos profissionais e lives sobre saúde e trabalho
Atividades de qualificação profissional, live sobre saúde feminina e debate sobre as mulheres nos espaços de poder estão entre as ações realizadas de quinta (10) a segunda-feira (15)

Durante a semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira (8), a agenda especial da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) traz diversas atividades. Ao longo dos próximos dias, a programação do Mês da Mulher inclui ações sobre temas como a saúde feminina, participação das mulheres nos espaços de poder e capacitação profissional.
Nesta quinta-feira (10), será realizada a primeira pré-conferência municipal de Políticas Para as Mulheres, das 18h30 às 20h30, no auditório da Prefeitura. Ainda no dia de hoje (10), têm início dois programas de qualificação profissional realizados pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). São os cursos de Tortas Doces e Salgados e o de Depilação, mas ambos já preencheram todas as vagas e estão com as turmas fechadas. As aulas serão conduzidas presencialmente na unidade central do Senac, na Rua Raposo Tavares, 894, a partir das 19h.

Já na segunda-feira (14), das 14h às 16h, começa o curso de produção de geleias e compotas, com um total de três aulas. A primeira atividade será virtual, e os encontros seguintes, nos dias 11 de abril e 19 de maio, serão no formato presencial, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Londrina. Podem participar mulheres com idade igual ou superior a 18 anos. Há vagas disponíveis, e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (43) 99945-0056.
Uma live será transmitida pelo perfil de Instagram da SMPM na segunda-feira (14), às 14h, desta vez para falar sobre a endometriose, uma doença que, apesar de afetar muitas mulheres, ainda carece de informações sobre o diagnóstico e tratamento adequado. A transmissão “Endometriose: A cólica menstrual não é normal” vai trazer diversas informações sobre a doença, e integra as ações do Dia da Luta Contra a Endometriose, instituído pela Lei Municipal 13.229/2021. Também faz parte da campanha educativa Março Amarelo (Lei Municipal 13.233/2021), que tem o objetivo de ressaltar a importância do diagnóstico e do tratamento da endometriose.
Na terça-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) traz como convidada especial a juíza Zilda Romero, titular da Vara Maria da Penha, para debater o tema “Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”. A reunião do CMDM será realizada das 16h às 18h, na plataforma Google Meet.
A assessora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Rosângela Teruel, justificou a escolha do tema para a reunião pública do Conselho. “O CMDM escolheu o tema ‘Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’ para sensibilização da comunidade, tendo em vista os preparativos da X Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, a eleição de representantes da sociedade civil e, também, por se tratar de ano eleitoral”, informou.
Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina
Texto atualizado às 11h18, de quinta-feira (10).