Cidadão

Secretaria do Trabalho recebe projeto RH Cuidando do Servidor

Equipe da SMTER será atendida pelo programa de Atenção ao Servidor da Secretaria Municipal de Recursos Humanos; objetivo é estimular o desenvolvimento profissional e promover a integração dos servidores

A equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) terá a oportunidade para se desenvolver profissionalmente e aumentar, ainda mais, a integração entre os servidores. O programa de atenção ao Servidor, executado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), estará, nos próximos meses, com o projeto RH Cuidando do Servidor dentro da SMTER.

Divulgação

O RH Cuidando do Servidor atende os funcionários da Prefeitura em diferentes frentes e com um olhar muito sensível para os cuidados com a saúde mental dos servidores. O programa conta uma equipe técnica da SMRH e, também, com a parceria do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Por meio dessa parceria, a professora doutora em Neuropsicologia Clínica, Josiane Luzia, coordenará um trabalho em conjunto com a psicóloga da SMRH, Cristiane Balan, e a Assistente Social da SMRH, Marcelle Diorio, junto aos funcionários da SMTER. Durante os encontros, os estagiários dos cursos de psicologia da UEL, Leonardo Fernandes e Matheus da Rocha, e a estagiária do curso de Serviço Social da UEL, Maria Clara Leite, executarão as ações e serão acompanhados, semanalmente, por essas profissionais.

O programa tem duas temáticas principais: comunicação e empatia. Esses assuntos serão desdobrados e trabalhados em oito encontros ao longo dos próximos meses. O atendimento será feito quinzenalmente, dentro da Secretaria do Trabalho, e terá como foco o estímulo ao autocuidado e o cuidado com o colega, sempre buscando dar as melhores condições de trabalho e desenvolvimento para a equipe da Secretaria do Trabalho. O projeto terá o primeiro encontro na próxima terça-feira (15).

Foto: Emerson Dias / NCom

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, agradeceu ao RH por ter escolhido a SMTER para receber o projeto. “Vemos, diariamente, o trabalho formidável que nossa Secretaria irmã, a SMRH, tem feito no cuidado com o servidor. Ficamos imensamente felizes em receber uma ação como essa, que vem de encontro de tudo que temos feito dentro da Secretaria. O público atendido pelos nossos funcionários vem com uma carga emocional grande e, com um atendimento humanizado como o que oferecemos, não tem como nossa equipe não absorver um pouco dessa carga. Por isso, com certeza, esse programa vai transformar o dia a dia da nossa equipe”, comemorou.

Foto: Emerson Dias / NCom

A secretária de Recursos Humanos da Prefeitura, Julliana Faggion, explicou um pouco sobre a forma de atendimento que será aplicada e destacou os benefícios do programa. “Por meio da utilização de técnicas integrativas e dinâmicas de grupo envolvemos os colaboradores, motivamos o funcionário e elevamos a energia das pessoas. Com isso, naturalmente crescerá a integração dos membros da Secretaria, inclusive de áreas diferentes, e, com o compartilhamento da vivência e das experiências, surgirão novos insights e aprendizados e a Secretaria, como um todo, se desenvolverá ainda mais”, apontou a secretária.

Já a professora Josiane Luzia explicou que todo o trabalho desenvolvido será baseado na análise do comportamento. “Os comportamentos apresentados pelos trabalhadores são resultados da interação desses indivíduos com seu ambiente de trabalho, das práticas culturais da organização, assim como o relacionamento entre seus membros. Dessa maneira, esse projeto aplica os conhecimentos, obtidos por meio de pesquisas acadêmicas e baseados em evidências, na promoção de melhorias nas relações interpessoais e na relação dos servidores com o seu local de trabalho, auxiliando na resolução de problemas e também contribuindo como um fator de proteção à saúde mental”, frisou.

A professora também destacou a importância de oportunizar aos estudantes, ainda na Universidade, a chance de aplicar conceitos pesquisados em âmbito acadêmico de forma prática em ações que beneficiarão o poder público. “inserir estudantes nesse contexto organizacional da Secretaria do Trabalho, possibilitará a esses futuros profissionais basear suas ações em práticas fundamentadas cientificamente e contribui para que esse formato, de parceria de empresas públicas – como a Prefeitura – e a Universidade, faça com que o conhecimento produzido pela academia retorne para a sociedade”, concluiu Luzia.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos