Ouro Verde recebe recital com mestres do piano e violão nesta segunda (11)
Cristovão Bastos e Rogério Caetano se apresentam na programação do 42º FIML, trazendo o repertório de álbum indicado ao Grammy Latino

O 42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) preparou um recital especial para esta segunda-feira (11), no Ouro Verde, com a participação de dois grandes músicos, verdadeiros mestres do piano e do violão: Cristovão Bastos e Rogério Caetano.
Os músicos irão apresentar o repertório do disco indicado ao Grammy Latino 2021 com canções assinadas pelos dois e por outros compositores. O recital Sinpro Apresenta: Cristovão Bastos e Rogério Caetano, está marcado para as 20h30, com ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla, a partir deste link: https://www.sympla.com.br/produtor/festivalinternacionaldemusicadelondrina.
Cristovão Bastos é compositor, pianista e arranjador, requisitado por grandes nomes da música brasileira como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Nana Caymmi, Simoni, entre outros. Premiado no Brasil e com um Grammy Latino, Cristovão é parceiro de clássicos como “Todo o sentimento” e “Tua Cantiga”, com Chico Buarque, e “Resposta ao Tempo”, com Aldir Blanc.
Rogério Caetano é violonista, arranjador, produtor musical e compositor. É referência quando se fala em violão de 7 cordas. Virtuoso, inovou a linguagem do instrumento e tem como parceiros, em vários outros projetos, músicos como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marco Pereira e Eduardo Neves.
Quem for ao Ouro Verde vai presenciar um encontro histórico de dois ícones em seus instrumentos: o revolucionário Rogério Caetano, com seu violão de 7 cordas, e ao seu lado o gigante Cristovão Bastos, um craque do piano.

Programação de amanhã
Nesta terça-feira (12), o Teatro Ouro Verde receberá a Noite de Serestas a partir das 20h30. A aclamada dupla Lívia Nestrovski e Fred Ferreira (Lívia & Fred), reconhecida internacionalmente pelo repertório inteligente e arranjos de rara beleza, apresentará um espetáculo que celebra a alma seresteira do Brasil.
No show Unimed apresenta: “Nuvem Rósea, Chão de Estrelas: alma seresteira do Brasil”, Lívia (voz) e Fred (guitarra, viola caipira, bandola venezuelana e arranjos) exploram o universo das serestas, gênero que surgiu em meados do século XIX, no Rio de Janeiro, e deu luz ao que mais tarde se tornaria a canção popular urbana.
O repertório extrapola as serestas tradicionais, unindo passado e presente numa linha que equilibra memória e contemporaneidade. No show, entrelaçam-se obras de Orestes Barbosa, Tom Jobim, Villa-Lobos, Cândido das Neves, Chico Buarque, Mário de Andrade e compositores da cena contemporânea, como Ilessi, Fred
Martins e Breno Ruiz, todos alinhados pelo mote do antigo trovador cantando para sua amada.
Segundo os músicos, o retorno à cidade é especial: “Estivemos em Londrina em 2018, no Circulasons, e dividimos o palco com Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik, uma experiência incrível, e estamos ansiosos para voltar e também para rever os amigos que fizemos em Londrina”, explica a dupla Lívia & Fred. “Temos como
padrinho o músico Arrigo Barnabé, que é de Londrina, então, estar na cidade é muito especial, porque passa por muitos afetos.”
Repertório – No repertório estão: Malandrinha (Freire Júnior), Cantiga IV (Martin Coodax), Viola de bem querer (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), Noite de São João (Fred Martins/Alberto Caeiro), Viola quebrada (Mário de Andrade), Recuerdos de Ypacaraí (Demetrio Ortiz/Zulema de Mirkin), Brejeira flor (Ilessi/Simone Guimarães), Chão de Estrelas (Orestes Barbosa), Choro bandido (Edu Lobo/Chico Buarque), Luíza (Tom Jobim), Noite cheia de Estrelas (Cândido das Neves), Ária Cantilena (Bachianas nº 5) (Heitor Villa Lobos/Ruth Valadares Corrêa).
Aluna do FIML – Lívia Nestrovski conhece bem o FIML. A cantora já foi aluna do festival, na época em que começava a estudar música, por volta de 2003. “Tinha 14 anos e foi uma experiência muito transformadora e de entender que música era o que eu queria fazer para o resto da vida. Tenho amigos deste momento até hoje e guardo com muito carinho, essa memória.”
Centenas de shows – Ao longo da parceria de mais de dez anos, Lívia & Fred gravaram o disco DUO (2012) e realizaram centenas de shows em quase 20 países das Américas, Europa e Oriente Médio, além de todas as regiões do Brasil, em locais que se estendem da Amazônia ao Monte Líbano, de festivais de literatura em cidades medievais a aldeias indígenas em áreas remotas do sertão brasileiro, do evento de moda mais
icônico da América Latina (a São Paulo Fashion Week) a importantes teatros de Nova York.
Em 2017, foram os primeiros artistas brasileiros a pisar na Síria desde o início dos conflitos no país, apresentando-se na Ópera de Damasco em um evento promovido pela Embaixada do Brasil. Em 2018, produziram e tocaram ao vivo a trilha sonora do desfile histórico da São Paulo Fashion Week “As Mudas”, de Ronaldo Fraga, que é também quem assina seus figurinos.
Em 2019, Lívia ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora, e em 2021, a dupla levou o prêmio de Melhor Videoclipe. Atualmente preparam seu segundo álbum, que flerta com eletrônicos e paisagens sonoras, e um EP/video-álbum, fruto de residência artística no Festival de Arte Serrinha 2020.
42º FIML – O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também presidente da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná; Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina; Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Texto: N.Com com informações da Assessoria de Imprensa do 42º Festival Internacional de Música de Londrina