Cidadão

Servidora municipal de Londrina lança livro sobre comunicação e práticas na Assistência Social

Pernambucana radicada em Londrina, Patrícia Soares propõe uma nova abordagem sobre o tema, visando ampliar sua dimensão neste segmento; lançamento será amanhã (13), na Biblioteca Pública Municipal

Fornecer bases teóricas e contribuir para ampliar os horizontes de estudos e pesquisas referentes às práticas de comunicação no âmbito das políticas de Assistência Social, visando fomentar e compartilhar saberes neste tema. Este é o cerne do livro “Comunicação e a prática do/a assistente social – a consolidação do projeto ético-político”, que a servidora municipal de Londrina Patrícia Soares lançará nesta sexta-feira (13), às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (avenida Rio de Janeiro, 413). O evento, apoiado pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura, terá entrada gratuita e será aberto a todo o público, que poderá adquirir o livro pelo valor promocional de R$ 65,00.

Patrícia Soares é assistente social da Prefeitura de Londrina, onde atua, desde 2015, como gestora na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). No entanto, trabalha neste segmento em Londrina há mais de 15 anos. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), a pernambucana criada em São Paulo veio para Londrina em 1998, onde estudou, se formou e escolheu como sua casa. É docente de ensino superior desde 2016 na Unopar, e atualmente pesquisadora junto ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL.

No evento de lançamento do livro, haverá um momento de bate-papo com a autora, de dedicatórias e agradecimentos aos apoiadores. Ela ainda contará mais detalhes sobre o processo de produção e como chegou à concepção do material.

Voltada a estudantes, profissionais e pesquisadores da matéria de Serviço Social, esta obra, a primeira publicação própria em livro da autora, é um material científico que busca explorar a comunicação para além do entendimento sobre transmitir e receber informações, abordando este processo em seu caráter social e de aplicação enquanto instrumento da rotina técnico-operativa dos profissionais do segmento junto ao público atendido.

De acordo com a autora, o livro traz uma linguagem clara e dinâmica com a intenção de trabalhar conceitos e propiciar, a partir do exercício cotidiano da função, elementos que mostram, dentre outros aspectos, que comunicar-se é um direito humano que garante a toda e qualquer pessoa se desenvolver como sujeito social.

Foto: Divulgação

“Ser social, se desenvolver em sociedade é saber, conhecer, transmitir conhecimento, partilhar e dialogar. Toda a prática profissional do(a) assistente social é baseada em um projeto ético-político que consiste em um compilado de saberes que emanam do código de ética profissional, a lei de regulamentação da profissão e outros alinhamentos teóricos de dimensão formativa profissional. A obra delimita, assim, que não há como consolidar esses princípios profissionais sem o domínio do que significa a comunicação no cotidiano da prática”, enfatizou Soares.

Segundo a servidora municipal, a condução proposta neste livro é singular, visto que busca localizar a comunicação como um pilar fundamental à prática profissional dos assistentes sociais. Ela contou que a ideia do livro surgiu quando, em 2016, foi docente responsável pela disciplina de Comunicação na prática do(a) Assistente Social e identificou uma ausência de material produzido por profissionais e pesquisadores da área, passando a estudar e pesquisar. Isto, concomitantemente, enquanto mantinha suas atividades diretas de atendimento ao público da política de Assistência Social.

A partir de estudos e pesquisas, Soares apontou que foi possível verificar que a base referencial teórica da disciplina de Comunicação no Serviço Social provinha de outras disciplinas como Jornalismo, Comunicação Social e outras. “Desde então, passei a buscar conteúdos e, assim como outros pesquisadores, pouco ou nada pude identificar. E, a partir de 2020, localizei outros profissionais que também identificam esse tema como importante, então temos nos debruçado nestes estudos. Vimos que existem apenas outras duas obras específicas sobre comunicação em Serviço Social, mas que trabalham o tema na perspectiva específica da comunicação pública e comunicação popular. Tenho produzido esse saber nos últimos anos a partir da produção e publicado de artigos defendendo essa minha teoria a respeito do tema”, explicou.

Em 2022, a assistente social recebeu convite da editora Freitas e Bastos, do Rio de Janeiro, para propor um tema para produção de livro em Serviço Social que fosse identificado como inovador na área. Viu nessa oportunidade não apenas a oferta de trabalho na área didática, mas, principalmente, um caminho para compartilhar conhecimentos no tema da comunicação associada ao serviço social, em especial à prática profissional. “Ser convidada por uma editora do Rio de Janeiro para uma produção singular e inovadora, no campo do Serviço Social, sendo eu ‘cidadã londrinense’ está me enchendo de orgulho. Penso que o livro pode ser muito útil para essa categoria profissional”, disse.

Para Soares, atuar na política de Assistência Social e em diferentes possibilidades de atuação dentro da secretaria tem grande importância e significado nesta obra. “Costumo dizer que a atuação do(a) assistente social interfere na vida das pessoas. Ter a oportunidade de materializar as teorias de que falo e aquelas as quais idealizo, e então defendo, é importantíssimo”, concluiu.

Estrutura da obra – Com 91 páginas, o livro “Comunicação e a prática do/a assistente social” é organizado em três capítulos. O primeiro trabalha o conceito de comunicação desde a concepção da linguagem, diálogo e mediação, e a formação histórica da comunicação humana (comunicação verbal, não verbal e outras).

A segunda parte aborda comunicação, direito humano e Serviço Social, levando em conta os direitos humanos e sociais, bem como a promoção da proteção social às pessoas em situações de inseguranças. Por fim, a terceira e última incursão trata da relação da comunicação com a instrumentalidade profissional, em que os objetivos no uso dos instrumentos técnicos materializam o projeto ético-político profissional.

Quem tiver interesse de comprar o livro pode acessar o site da editora Freitas Bastos, clicando aqui. Ou entrar em contato com a própria autora, Patrícia Soares, em seu perfil profissional do Instagram.

Cidadã londrinense – Radicada em Londrina desde o final da década de 1990, quando veio para estudar na UEL, a pernambucana Patrícia Soares destacou que escolheu ser “pé-vermelho” e foi muito bem acolhida na cidade. “Me sinto filha de Londrina e tenho orgulho daqui. Na época em que cursei Serviço Social na UEL, o curso era o terceiro melhor do Brasil e a universidade continua sendo referência nacional, de modo geral. Muita gente não sabe, mas o berço teórico da política de Assistência Social no país é Londrina. Também é daqui a Márcia Lopes, primeira ministra do Ministério de Desenvolvimento Social, atual Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”, lembrou.

A servidora municipal atuou, de 2015 a 2017, como assistente social em uma unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Depois, de 2017 a 2019, foi técnica de referência de território no CRAS Norte A, tendo no último ano exercido o cargo de coordenadora da unidade. Já em meados de 2022 ela retornou à referência de território compondo a equipe do CRAS Norte B, em atendimentos e acompanhamentos do Serviço PAIF dos bairros Flores do Campo, Catuaí e Dom Vicente.

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