Jovem de 17 anos, aprovado em 4 vestibulares de Medicina, visita prefeito de Londrina
Lucas Araújo foi aprovado em segundo lugar no curso de Medicina da USP e, em primeiro, no da UEPG; entre as aprovações, ele escolheu cursar a maior universidade do Brasil, a USP

No final da tarde de terça-feira (4), o prefeito Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete a visita do aluno londrinense, Lucas Batini Araújo. Ele foi aprovado em Medicina nas quatro melhores universidades do país já na primeira tentativa. Entre as instituições de ensino superior que ele passou estão a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na USP, Araújo conquistou o segundo lugar e na UEPG ficou em primeiro.

A história de vida do estudante inspira muitas pessoas. Ele vem de uma família de comerciantes do Jardim Piza, na zona sul de Londrina, e recebeu bolsa de estudos do Colégio Londrinense desde criança. Agora, aos 17 anos, está morando em São Paulo e cursando Medicina na USP. “Meus pais foram comerciantes a vida inteira e meu avô também. E, no comércio não tem isso de ficar doente e não ir trabalhar. Minha mãe ia trabalhar doente e com dor. Teve minha irmã em 2002 e, no dia seguinte, ela voltou a trabalhar, porque não podia parar. Então, quando eu entrei no ensino médio, já tinha uma mentalidade que precisava ter gratidão pelo que meus pais estavam fazendo por mim, que era um sacrifício. No primeiro e no segundo ano, eu me esforcei e, no terceiro, já sabia quase todos os conteúdos, fiz a prova e, graças a Deus, deu tudo certo e eu passei”, disse Araújo.
O estudante contou que o sonho de cursar Medicina surgiu quando ele ainda era criança e viu sua avó adoecer. “Quando eu era pequeno, minha avó ficou doente e eu cismei que ia ser médico para cuidar dela. Aos sete anos de idade, tive uma experiência com Deus, para entender que eu queria realmente aquilo. Aí teve uma época que participei de uma competição internacional de biologia, que foi um grande marco na minha vida, porque descobri que eu amava biologia, e do amor à biologia foram algumas semanas até amar Medicina. Vi que era o que Deus tinha me chamado para fazer, que era minha missão de vida, e descobri que eu gostava de resolver o problema das pessoas e isso combina perfeitamente com a profissão que eu escolhi”.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a história de vida do estudante serve de exemplo a ser seguido, visto a dedicação e o esforço dele para ser aprovado em tantos vestibulares concorridos. “A USP está entre as 100 melhores universidades do mundo e ele com 17 anos passou em segundo lugar no vestibular de Medicina, que é o mais concorrido. O Lucas é um exemplo de pessoa que se dedicou, que buscou através da educação mudar de vida. Ele viu que estudando e se dedicando, dando seu melhor no que ele fazia, que era estudar, ele podia ajudar a família. Então, temos que dar parabéns pelo esforço dele e mostrar a sua história, para que ela sirva de exemplo para outras pessoas que também têm esse sonho”, apontou o prefeito de Londrina.
Segundo Araújo, este ano, ele realizou dois sonhos: o de cursar Medicina na USP e de conhecer o prefeito Marcelo Belinati, que também é médico e advogado, formado em ambas graduações pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Isso porque, o estudante enxerga no atual prefeito um exemplo a ser seguido e um estímulo para trabalhar fazendo a diferença na vida das pessoas. “O Belinati, eu queria muito conhecer ele, e ontem eu pude realizar esse sonho. O que me motivou é que ele também é médico e as histórias que contam do tempo dele trabalhando como médico são muito positivas. E, eu gosto bastante de política; sou interessado; gosto de acompanhar e ler sobre, e vejo nele um exemplo de alguém que fez diferença para as pessoas. É uma política pragmática, que olha para as pessoas e problemas e resolve eles. Gosto de ver como Londrina tem se tornado uma cidade melhor e eu gosto muito dele por isso, pelo fato dele ser médico, ter uma carreira brilhante, ter feito Medicina, depois Direito e, hoje, ser prefeito. É uma inspiração de vida de alguém que escolheu fazer o que era menos cômodo, para poder fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou o aluno de Medicina.

A vereadora Flávia Cabral, que foi professora de redação de Lucas Araújo, lembrou desse sonho do estudante. “Ontem, eu levei o Lucas, que era um menino que sonhava conhecer o Marcelo desde a campanha eleitoral de 2012. Ele sonhava com isso quando veio, no terceiro ano, fazer curso de aprofundamento em redação comigo, lá no curso Saber. Ele tem uma identificação com o prefeito e é um menino muito focado no que ele quer, é muito determinado, tem valores, é de uma humildade incomum, de uma garra enorme, é singular. E levá-lo ontem ao gabinete foi uma alegria para mim, porque vemos que é possível inspirar outros jovens a agir dessa maneira e entenderem que o estudo vale a pena”, disse a vereadora.
A USP é a maior instituição de ensino superior e pesquisa do Brasil e considerada a melhor universidade latino-americana no ranking World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Atualmente é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira e, de acordo com seu Anuário Estatístico de 2020, conta com mais de 97 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, mais de 5 mil professores e mais de 13 mil técnicos administrativos. Além disso, foram realizados quase 250 mil atendimentos em serviços de saúde e educação naquele ano e cerca de 2,5 milhões de pessoas já participaram de atividades de cultura e extensão ofertadas pela instituição.