Destaques

Idosos participam de atividades das Secretarias do Idoso e de Saúde na ExpoLondrina

Programação incluiu apresentação musical, aula de dança e alongamento, passeio guiado e orientações sobre a dengue e a vacina bivalente

Cerca de 400 idosos participaram, na tarde desta quarta-feira (12), de uma programação especial promovida em parceria entre as secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Saúde (SMS), no Parque Ney Braga, durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

A atividade incluiu uma apresentação musical com o assessor Técnico-Administrativo da SMI, Cleir Brandão, e uma aula de alongamento e dança ministrada pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da SMS.  Além disso, os idosos receberam orientações de profissionais da Saúde sobre o combate à dengue e sobre a vacinação bivalente contra a Covid-19, e fizeram um passeio guiado pelo Parque de Exposições.

Dentre os participantes, cerca de 200 pessoas são atendidas pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões leste, oeste e norte. A ação também contou com idosos que integram os grupos de educação física do Nasf e outros que são atendidos por Instituições de Longa Permanência e entidades filantrópicas.

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon. Foto: Márcia Tanisawa/SMS

A secretária municipal do Idoso, Andréa Danelon, frisou que no calendário de ações ofertadas pela Secretaria Municipal do Idoso, a ExpoLondrina é um dos eventos mais aguardados, pela sua diversidade e por incluir vários passeios e atividades de cultura e lazer. Danelon salientou que neste ano, em especial, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou uma programação diversificada, que conta com dança, música, cultura, lazer e entretenimento.

“Os idosos de toda a cidade foram contemplados de forma gratuita, e essa ocasião acaba sendo importante para a convivência e a socialização, haja visto o longo período de pandemia em que eles tiveram a sua convivência prejudicada. Os grandes eventos como a Expo proporcionam a integração entre os grupos de convivência da cidade, e entre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal do Idoso, que se unem nessas iniciativas. É um momento em que os idosos cantam, se divertem e dançam, e isso proporciona alegria, integração e socialização, contribuindo para a sua qualidade de vida”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, se disse muito satisfeito com a parceria mantida entre a pasta e a Secretaria Municipal do Idoso, e reforçou junto aos participantes a importância de cuidarem da própria saúde. Machado frisou que o Nasf mantém grupos de atividades em Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões da cidade, e os interessados podem procurar a sua UBS para se informar.

“Eu também destaco aqui a importância de que as pessoas idosas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19; o agendamento pode ser feito no site da Prefeitura e a vacinação está disponível em todas as UBS. Temos que nos manter alertas contra o coronavírus, e a vacina bivalente é um imunizante de alta qualidade que proporciona uma proteção indispensável. Faço um alerta, ainda, para que a comunidade tome as precauções necessárias para evitar a propagação do mosquito da dengue. O número de casos tem sido bastante elevado em Londrina, e cada um de nós deve fazer a sua parte para enfrentar essa situação, evitando o acúmulo de água parada em nossas residências e outros locais”, disse o secretário municipal de Saúde.

A aposentada Maria Augusta Bringel de Oliveira e o assessor Técnico-Administrativo da SMI, Cleir Brandão, durante a apresentação musical. Foto: Emerson Dias/NCom

A aposentada Maria Augusta Bringel de Oliveira, de 79 anos, também conhecida como Maria do Violão, participou da apresentação musical da tarde, tendo cantado a música “Galopeira”. Oliveira, que mora há 44 anos no Conjunto Aquiles Stenghel, frequenta regularmente o CCI Norte, onde participa de atividades de canto e ginástica. “Essa visita dos idosos à ExpoLondrina é uma atividade muito boa, e a gente fica feliz por poder conhecer pessoas diferentes. Já vim várias vezes, e inclusive também já cantei nas apresentações dos anos anteriores”, sublinhou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos