Saúde prossegue com ações especiais da campanha Agosto Dourado
Unidades Básicas de Saúde do Lindoia e Santa Rita terão encontros de orientação para mães, nesta quarta-feira (16) e sábado (19), respectivamente

Dando continuidade à campanha Agosto Dourado, para incentivar o aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove novas atividades nesta semana. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lindoia, zona leste, vai reunir mães de bebês com até seis meses de idade, nesta quarta-feira (16), no salão da Comunidade Santa Isabel (avenida Mituo Morita, 97). Além de um delicioso café da tarde, as mães vão receber orientações relacionadas à amamentação.
O encontro vai começar às 14h, com a participação de vários profissionais de saúde da UBS Lindoia, que integram as equipes de odontologia, enfermagem e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As palestras vão abordar a pega do seio, que se não é feita corretamente causa dores à mãe e prejudica a nutrição do bebê, e o uso de chupeta, que por ser um bico artificial também pode interferir nesse processo do aleitamento. A expectativa é que participem cerca de 40 mães e seus bebês e, ao final da atividade, elas receberão uma lembrança produzida pelos servidores.

Esse ano, o Agosto Dourado enfoca no tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. E, de acordo com a enfermeira da UBS Lindoia, Tatiane Cristina de Souza, ao retornarem aos seus empregos, após a licença-maternidade, muitas mulheres não estão cientes de que têm direito a duas pausas para amamentarem seus bebês. “Então nós explicamos esses direitos para elas, e também sobre como retirar o leite e estocar, caso tenham sobra. Sabemos que nessa fase geralmente a quantidade diminui bastante, e muitas não sabem como ordenhar ou armazenar esse leite, por isso ensinamos nos grupos da puericultura, com a nutricionista do NASF”, destacou.
A quantidade de leite produzido é um tópico frequente quando o assunto é a amamentação. “Indicamos sempre o Banco de Leite Humano, para as que têm produção excedente. Caso a criança esteja com baixo peso, pesamos semanalmente e conferimos de perto se a amamentação está sendo feita corretamente. Também falamos da retomada ou reversão da fórmula para o leite materno, pois com a pega correta há boa produção e é possível manter a criança só no peito nos seis primeiros meses”, elencou a enfermeira.
Esse acompanhamento de rotina na UBS Lindoia também envolve enfermeiras obstétricas residentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Além disso, a fisioterapeuta do NASF explica sobre a questão do desenvolvimento dessa criança, enquanto as equipes da Odonto ensinam sobre a limpeza e higiene bucal, que não é necessária enquanto a criança está exclusivamente no leite materno, dentição e freio da língua”, acrescentou Souza.
Santa Rita – E sábado (19), a UBS do Santa Rita realizará uma ação especial para gestantes e mães que tiveram parto recentemente. São esperadas cerca de 40 mulheres, atendidas na UBS durante o pré-natal e puericultura. O encontro começa às 9h, com um café da manhã, e terá a participação de uma consultora de amamentação, que dará seu relato pessoal.
Essa atividade é oferecida em parceria com o curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campus Londrina, que conta com estudantes realizando o internato em Pediatria na UBS Santa Rita. O encontro será realizado na sala de espera da unidade, que fica na Rua Aroeira, 284.
De acordo com a coordenadora da unidade, a enfermeira Suzane Cristina Gozzi, além do café da manhã as mães que comparecerem neste sábado (19) vão receber kits com presentes para elas e seus bebês, e poderão fazer um rápido ensaio de fotos com máquinas instantâneas. Haverá ainda o sorteio de uma pintura gestacional para as gestantes.
A enfermeira citou que as mulheres que residem na região de abrangência da UBS Santa Rita iniciam seu pré-natal logo que descobrem a gestação, e o aleitamento é abordado desde então. “Reforçamos muito nos primeiros dias do recém-nascido, que é um período de muita adaptação e, se necessário, antecipamos os retornos para essa mãe e seu bebê serem acompanhados mais de perto. Essa questão é uma prioridade para nós, tanto que fazemos a busca ativa desde o pré-natal”, destacou.