Cidadão

Agentes Comunitários de Saúde terão capacitação sobre violência contra a mulher

Atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, será realizada nos dias 5 e 12 de setembro, no auditório da Unicesumar

A partir da próxima terça-feira (5), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na rede municipal vão participar de uma capacitação ofertada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). O tema apresentado será “A importância da rede de saúde no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”. A expectativa é que a atividade atinja cerca de 230 ACSs de todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na terça-feira (5), será reunida a primeira turma do curso. A segunda turma realizará suas atividades na semana seguinte, no dia 12 de setembro. Nos dois dias, a formação será realizada das 13h30 às 19h, no auditório da Unicesumar, localizado na Avenida Santa Mônica, 450.

Foto: Emerson Dias / arquivo NCom

Essa capacitação faz parte do Programa de Capacitação para profissionais de saúde, promovido pela SMPM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante as oficinas para os Agentes Comunitários de Saúde, deve participar a assessora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) da SMPM, Maryanne Lopes Martins, que é advogada.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Colmiran, trata-se de um processo de educação permanente para profissionais da rede municipal de saúde, e que já contou com a participação dos coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Dessa vez o público-alvo são os ACSs, pela importância deles junto à comunidade. Esses agentes são o elo da unidade de saúde com a comunidade, pois estão junto da população e são capazes de orientar, trazer informação de qualidade, além de ajudar a identificar situações de violência contra a mulher nesse território. Eles têm o potencial de contribuir para a rede de atenção e proteção à mulher vítima de violência”, elencou.

Com essa formação, os Agentes Comunitários de Saúde estarão munidos de informações que vão permitir o reconhecimento de situações de violência, em suas diferentes formas de apresentação, e como notificar aos serviços responsáveis. Também será debatida, durante a capacitação, a dificuldade em romper com a violência doméstica, o papel da saúde no enfrentamento da violência doméstica, e como funciona a Rede de Proteção à Mulher.

“A expectativa é termos ainda mais profissionais sensibilizados e qualificados em relação às questões de violência doméstica e familiar contra a mulher. Serão mais profissionais na rede de saúde aptos a identificar e encaminhar essas mulheres aos serviços adequados, buscando intervenções que fortaleçam a rede de atendimento que elas tanto necessitam. Sabemos que aumentou muito o número de casos de violência e que eles precisam ser notificados. Os ACSs serão muito importantes nesse processo, para termos uma visualização desse quadro mais próxima da realidade. Não podemos deixar mais mulheres sofrerem ou morrerem por causa desses tipos de violência”, complementou Colmiran.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos