Artesãs da Economia Solidária realizam desfile de roupas infantis
O evento contou com a participação dos secretários da Prefeitura desfilando com seus filhos

Na manhã desta quinta-feira (5), um grupo de mulheres do Programa Municipal de Economia Solidária (Ecosol) realizou um desfile de roupas infantis produzidas por elas, na sede da Prefeitura de Londrina, lançando a coleção primavera/verão. O grupo faz parte do projeto de inclusão produtiva da Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS), executado em parceria com Cáritas Arquidiocesana.
As roupas são voltadas às crianças de 0 a 10 anos e a coleção foi totalmente pensada na tendência para o público infantil e do verão 2024. Embora tenha sido um evento fechado, os produtos poderão ser adquiridos a partir de hoje (5) no Centro Público de Economia Solidária, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 1278. Também poderão ser adquiridos por meio do Instagram da Ecosol Londrina @economiasolidaria_londrina, no WhatsApp (43) 99106-6082, bem como nas feiras em que estas mulheres participam semanalmente. (Confira a lista das feiras do mês de outubro ao final da matéria).

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, disse que o primeiro desfile da coleção primavera verão objetivou divulgar o trabalho das mulheres de vários grupos de inclusão produtiva que têm como sede a Economia Solidária. “O trabalho feito por elas é muito bom e os produtos têm muita qualidade. Esse foi o primeiro desfile de muitos que virão. Nós pretendemos, em toda virada de estação, a partir de agora, fazer um desfile com intuito de divulgar estes excelentes produtos”, afirmou.
Segundo a assistente social e assessora da SMAA, Carolina Arfelli Bungart, o desfile é um projeto novo, realizado com o intuito de promover a divulgação do trabalho das mulheres que participam do programa de inclusão produtiva para a geração de renda. “São produtos lindos, com qualidade eximia e muito capricho”, destacou.

Bugart enfatizou que as artesãs pretendem atingir, também, o público de classes sociais mais altas, por isso, foram convidados para desfilar os filhos daqueles que ainda não compram estes produtos. “São aquelas pessoas que compram somente em boutiques e em lojas de marcas específicas, mas que poderiam estar adquirindo os produtos destes grupos com a mesma qualidade”, disse.
Segundo a designer de moda da Cáritas, Jornada de Oliveira, nesse evento desfilaram as crianças, filhas dos funcionários públicos, entre outras, além de servidores da secretaria. “Todas as crianças foram escolhidas a dedo para esse desfile trazendo um resultado incrível para quem participou. Estou muito feliz por participar desse momento e de ter organizado o desfile, as artesãs, a passarela, e ter contribuído para que tudo acontecesse como esperávamos”, afirmou.
O programa de Economia Solidária desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, promovendo a participação social àqueles que mais necessitam da Política de Assistência.
Feiras de outubro:
– Calçadão de Londrina, dias 5 a 7/10
– Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, dia 9/10
– Hospital Universitário, dia 11/10
– Calçadão de Londrina, dias 13 e 14/10
– Feira da Cidadania da Universidade Estadual de Londrina, dia 19/10
Texto: Daiane Dutra, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina