Conscientização marca a Semana de Aleitamento Materno
Trabalho de conscientização de gestantes, familiares e da comunidade integra as ações que vão desde palestras até distribuição de folders
Nesta quarta-feira (6), a Semana Mundial de Aleitamento Materno promove eventos para conscientizar gestantes e a população sobre a importância da amamentação. As ações serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e envolvem rodas de conversas, palestras, distribuição de folders, exposição de banners e até um painel de fotos enviadas por gestantes para a UBS do jardim Santiago.
Para a organizadora da Semana, Lilian Poli de Castro, as ações com banners e folders são importantes no trabalho de conscientização. “Os folders a respeito do aleitamento, bem como as palestras e rodas de conversa, foram feitos para sensibilizar não só as gestantes e familiares, mas também a comunidade como um todo.”
Uma exposição do painel de fotos, será aberta a partir das 9 horas na recepção da UBS do jardim do Sol, rua Via Láctea, 877. De acordo com a coordenadora da UBS do jardim Santiago, Luciana do Carmo Oliveira, as fotos mostram as gestantes no momento da amamentação, recebendo o carinho e apoio dos familiares. “O aleitamento materno precisa da família como um todo, é uma momento importante para o bebê, mas também para a própria mãe que necessita de cuidados.”
Ainda amanhã, a Igreja São Lourenço, rua Augusto Gallo, 88, sedia a partir das 14 horas, uma palestra com profissionais da saúde para o grupo de gestantes do bairro. Na UBS do Jardim Marabá, rua das Goiabeiras, 385, será feita uma roda de conversa com mães e responsáveis por crianças que realizam puericultura na unidade. O mesmo vai acontecer na UBS da Vila Casoni, na avenida Dez de Dezembro, 580, a partir das 13h30, e na UBS do Jardim Tókio na rua Juhei Muramoto, 22, no mesmo horário.
Ações no Guanabara e Vila Brasil
Já na quinta-feira (7), a UBS da Vila Brasil, rua Argentina, 600, receberá pela manhã, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, para a distribuição de folders explicando sobre o aleitamento materno. Ainda na quinta-feira a partir das 15h30, na UBS do Jardim Guanabara, rua Valparaíso, s/n, profissionais de saúde promoverão roda de conversa com gestantes e puérperas.




