Cidadão

Com “Dandara: A Força”, Luli MC fala sobre superação e espiritualidade

Single da rapper londrinense foi ao ar no início do mês, com lançamento no Sesc Cadeião

A rapper londrinense Luli MC lançou o single “Dandara: A Força”, que faz parte de seu álbum de estreia “Pede Agô”, lançado em abril. A cerimônia de lançamento da música, divulgada no dia 2 de junho, ocorreu no Sesc Cadeião. Além da exibição do clipe, houve um momento de conversa com os participantes, entre eles educadores e crianças pertencentes ao coletivo Ciranda da Paz, da comunidade da Bratac. O projeto foi selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura e é patrocinado pelo governo federal, através de recursos da Lei Paulo Gustavo.

De acordo com a artista, a música aborda a importância da conexão com a espiritualidade e forças ancestrais durante as adversidades da vida. É também um manifesto contra o racismo e a desigualdade social, assim como uma forma de empoderamento feminino e de politização da periferia. O álbum ainda aborda o amor e o capitalismo, refletindo sobre o preço do trabalho e a relação entre preço material e valor.

Foto: Reprodução

O roteiro do videoclipe é de autoria da própria artista, com direção geral de Cesar Segundinho, produção musical pelo DJ Samu Aka Suguiura, direção de arte de Gelson Amaral e produção de Marina Bigardi. Participam também as dançarinas Lua Almeida, Lena Silverman e Poli Thaissa. Ao todo, o projeto contou com cerca de 12 pessoas para chegar ao resultado final.

“No videoclipe, as dançarinas simbolizam entidades, forças espirituais, que nos acompanham mas nem sempre percebemos. Eu queria mostrar que existem esses seres, chamados como for, que cuidam e nos regem. A gente só precisa silenciar nossa mente e ouvir nosso coração”, conta a artista. Além disso, o clipe usa a imagem do poço, decidido por ela por ser algo pequeno e comum na superfície, mas com grande profundidade em seu interior, levando até a algo lúdico. “O que é ir ao fundo do poço? Será que não é mergulhar em nós mesmos, em nossos medos, nesse abismo inconsciente”, completa.

Foto: Reprodução

O vídeo completo pode ser acessado através do canal Luli MC, no Youtube, ou pelo perfil do Instagram, @lulimc_oficial. O clipe está disponível com audiodescrição e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Início do sonho – Luli MC iniciou sua carreira oficialmente em 2021, com o lançamento do single “Disparo”. No princípio, não possuía pretensões de seguir como cantora, mas formou com outros MCs o grupo Patuá, no final do mesmo ano, adentrando de vez ao mundo da música. Abordando racismo, fé, desigualdade social e de gênero, a MC conta com participações de artistas de várias áreas, de Londrina e São Paulo.

Próximos passos – Com o lançamento de Dandara: A Força, planejam focar na produção de videoclipes para músicas novas, com produções estimadas para este ano ainda. Atualmente está com o projeto Luli Convida em produção, com os primeiros participantes sendo Sombra e Cris SNJ, referências nacionais do rap underground, fora dos holofotes. Também está trabalhando em quatro faixas separadas, mas que conversam entre si. “Mas desse projeto eu não posso dar muitos detalhes, só digo que tem referência no rap francês”, conta a cantora.

Texto: Gabriel Navas e Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos