Sala do Empreendedor realiza “Mutirão Abre MEI” para artesãos e artistas
Ação em parceria com a Feira Flua Cultura e o Sebrae pretende formalizar empreendedores da área cultural de Londrina

A Sala do Empreendedor, em parceria com a Feira Flua Cultura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove, nesta quarta-feira (16), o “Mutirão Abre MEI”, das 15h às 19h. Durante o evento, a equipe da Sala vai formalizar empreendedores da área da cultura que ainda não tem seus CNPJs constituídos. A Sala fica na Rua Pernambuco, 162.

O mutirão vai atender a uma necessidade identificada pelos organizadores da Feira nas edições anteriores, quando perceberam que muitos dos potenciais expositores ainda não haviam regularizado sua situação como empresa e, por isso, tinham um impeditivo legal para participarem de uma série de ações, como expor na Feira e protocolar projetos em editais de transferência de recurso para cultura, por exemplo. O evento será uma oportunidade aos artistas e artesãos de saírem da informalidade.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, explicou a dinâmica do evento. “Nossos agentes estarão disponíveis para fazer todas as orientações e para realizar a abertura de novos CNPJs. Aqueles que já tiverem seu MEI e precisam de auxílio para regularizar quaisquer situações também serão atendidos. Contaremos com o apoio do Sebrae, que é um grande parceiro, para acolhermos e formalizarmos os artistas e artesãos que os procurarem. É uma primeira ação com foco em empreendedores da área cultural e estamos prontos para atendê-los”, afirmou.

A produtora cultural e uma das idealizadoras do projeto, Rafaela Rodrigues, destacou os ganhos para o artista ao se tornar uma empresa. “A formalização como Microempreendedor Individual permite mais segurança e oportunidades no mercado. Além da emissão da nota fiscal, para a participação em feiras, editais e eventos com pagamento formal, eles têm também o acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, e facilidade na obtenção de crédito e financiamento que pode auxiliar no crescimento do negócio”, explicou.
EDITAL ABERTO – Devidamente inscritos como MEI, os potenciais expositores ainda têm tempo de se inscreverem no edital para quatro Feiras Flua Cultura de 2025. O edital único, aberto até o dia 18 de abril, vai selecionar 48 expositores e 16 atrações artísticas para as edições do evento.
Um dos grandes diferenciais é a ajuda de custo aos expositores de R$ 250,00, graças ao patrocínio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina – FUNCART, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e com produção do coletivo Flua Cultura. A primeira feira acontece no dia 10 de maio.
A Feira Flua Cultura tem o patrocínio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina – FUNCART, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Produção do Coletivo Flua Cultura com apoio da UEL FM.
Texto com informações da Assessoria do Flua Cultura