Londrina participa da V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em Foz do Iguaçu
Evento vai de hoje (29) a quinta-feira (31); participantes aprovarão propostas e elegerão delegadas que vão representar o Paraná na Conferência Nacional, em Brasília
Teve início nesta terça-feira (29), em Foz do Iguaçu, a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que segue até o dia 31 de julho. Com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, a iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre os desafios e as oportunidades para a efetivação dos direitos das mulheres, a partir das realidades vivenciadas nos territórios urbanos e rurais do Paraná.

Durante a Conferência, também serão eleitas as delegadas que representarão o estado e deliberadas propostas e diretrizes que servirão de base para a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Este evento será realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília.
Londrina é representada por integrantes do poder público municipal, entre elas a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa; a assessora de Políticas Públicas para Mulheres, Yanka Cristine Barbosa; e a assessora de Planejamento e Gestão da SMPM, Rosangela Portella Teruel. Participam ainda as delegadas eleitas durante a XI Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina e nas Conferências Livres setoriais, como a de mulheres indígenas, entre outras.

Chiesa destacou que as representantes de Londrina nesse evento histórico levam a voz das mais de 289 mil mulheres londrinenses. “Em Londrina, as mulheres somam 52% da população. Elas apresentaram suas demandas e propostas nas diferentes conferências locais realizadas. Ao todo, 42 propostas foram aprovadas na conferência municipal, e agora estamos aqui para debatê-las em nível estadual”, afirmou.
Como parte da programação, foi realizado previamente o 1º Fórum dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres do Paraná. Londrina também esteve representada nesse momento, com a presença da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Sueli Galhardi. “O Fórum é uma importante estratégia de integração e fortalecimento da atuação conjunta entre os conselhos municipais e os conselhos estadual e nacional dos direitos das mulheres”, ressaltou Galhardi.
Entre as autoridades presentes na Conferência, destaca-se a ministra das Mulheres, Marcia Lopes, e representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, entre outros órgãos.
O evento reúne gestoras públicas, representantes de conselhos e instituições, lideranças comunitárias, movimentos sociais e autoridades de diferentes esferas que integram a rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres.
A Conferência é promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). Trata-se do maior encontro estadual já realizado sobre a temática no Paraná, resultado de um amplo processo participativo que envolveu conferências municipais e intermunicipais em todo o estado.




