Geração de emprego supera a marca de 9 mil postos de trabalho em 2025
Londrina registra o décimo mês consecutivo de saldo positivo no CAGED; todos os setores da economia apresentaram crescimento
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) , apontam que Londrina segue com desempenho consistente na criação de vagas formais. O mês de outubro de 2025 fechou com 236 postos de trabalho a mais, resultado de 9.498 admissões e 9.262 desligamentos. Esse é o décimo mês consecutivo do ano em que o município apresenta saldo positivo na geração de empregos.

O acumulado do ano aponta um saldo de 9.152 empregos gerados, o que representa um crescimento de mais de 5% no mercado formal da cidade. Todos os setores da economia londrinense apresentaram evolução, reforçando a retomada do crescimento com carteira assinada. Embora o resultado de outubro tenha sido mais tímido em comparação com os demais meses do ano, ele se manteve estável em relação ao mesmo período de 2024 e ficou acima de cidades do mesmo porte para o período, como Maringá.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, os números confirmam que as ações articuladas da Prefeitura vêm dando resultado. “Essa sequência positiva que Londrina vem registrando é reflexo de um trabalho coordenado, com políticas públicas voltadas à qualificação, ao apoio ao empreendedorismo e à intermediação de mão de obra. A expectativa para novembro é muito positiva, com a chegada das contratações de final de ano e novos processos seletivos em andamento na nossa Secretaria”, afirmou.
Para Makiolke, a postura do poder público é fundamental para esse desempenho. “Nosso prefeito Tiago Amaral nos determinou que fossemos até o cidadão em ações descentralizadas, fortalecêssemos as parcerias com o setor produtivo e impulsionássemos nossa qualificação profissional. Tudo isso vem impactando diretamente a empregabilidade no município e, junto com a a atuação integrada com outras secretarias, temos potencializado o alcance das políticas públicas de inclusão ao emprego”, afirmou o secretário.




