Servidores finalizam curso de Tecnologia da Informação (TI)
Quase 1.000 horas de aulas práticas e teóricas foram ministradas pelos técnicos do SENAI
Quase 1.000 horas de aulas práticas e teóricas foram ministradas pelos técnicos do SENAI
Na manhã desta segunda-feira (18), cerca de 70 servidores municipais da Prefeitura de Londrina participaram das atividades de encerramento das capacitações em Governança de Tecnologia da Informação (TI), do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). O encerramento foi realizado no auditório da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.
Os funcionários de diversas secretarias como de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, da Fazenda, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), passaram por 972 horas de capacitação, sendo 476 em aulas teóricas e 496 em atividades práticas.
As atividades tiveram início em abril de 2016 e hoje chegaram ao final. Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antônio de Souza, é importante ofertar capacitações e aperfeiçoamentos aos servidores públicos, pois isto coloca em prática o princípio da economicidade para o Município.
Souza explicou que o processo de capacitação deve ser contínuo em função das inovações da própria tecnologia da informação que acontece diariamente. “O município precisa propiciar aos servidores essa atualização e as capacitações concedidas pela Prefeitura são fundamentais, porque vão garantir a melhora na qualidade do trabalho e com o melhor tempo, a gente tem o princípio da economicidade”, ressaltou.
Ao todo, foram realizados cursos de Mapeamento de Processos; Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação; Gestão de Desenvolvimento de Software com técnicas de desenvolvimento de sistemas e de dimensionamento; Gestão de Projetos; Gestão de Segurança da Informação e Gestão de Aquisições de Tecnologia.
As aulas foram ministradas pelos funcionários do Instituto de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao todo, foram investidos R$ 114.997,32 advindos dos recursos PMAT/BNDES. Para o consultor do SENAI, Gabriel Ulian Briganó, quando se fala em tecnologia da informação, a transformação é muito rápida, assim como das tecnologias, de prática, de conhecimentos, de abordagens e uma série de mudanças que acontecem no universo da tecnologia.
Essas transformações têm afetado os negócios e a gestão pública, no que se refere mais especificamente à forma de gerenciar as cidades, de interagir com o cidadão e de obter informações da cidade em tempo real, que são questões fortemente baseadas em tecnologia. “Dessas capacitações temos a expectativa de formar o profissional que está lidando com a tecnologia para ele estar preparado para lidar com as tendências digitais e novas tecnologias. Eu vejo isso de suma importância para que possa haver uma transformação na cidade, no ecossistema e no macroambiente que circundam uma Prefeitura, o comércio, o cidadão, os órgãos reguladores, enfim todos esses atores que são fortemente influenciados pela tecnologia. A capacitação vem ao encontro de uma Prefeitura mais proativa e comunicativa”, explicou o consultor do SENAI.
O curso – Durante as quase 1.000 horas de curso, foram estudadas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas pelos servidores públicos. Outras medidas aprendidas já estão sendo colocadas em prática pelos profissionais de tecnologia de informação da Prefeitura, como novos softwares livres e de gestão de chamados. Um software especialista em governança de TI, projeto pioneiro, está sendo implementado na Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML).
De acordo com a Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, a partir de junho do próximo ano, todos os órgãos públicos terão que implementar a Carta de Serviço ao Usuário. Esta carta representa todos os serviços que são realizados pela Prefeitura e suas secretarias, assim toda a administração direta e indireta. O objetivo é informar ao usuário sobre os serviços prestados pelo órgão, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. Assim, a Prefeitura de Londrina está à frente, implantando uma gestão inteligente antes mesmo de a lei tornar isto obrigatório.
Fotos: N.com