Cidadão

Trabalhadores da construção civil recebem ação para detecção de tuberculose

Atividade é realizada pela UBS do Guanabara todos os anos, desde 2014, e já orientou mais de 2 mil colaboradores

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guanabara está promovendo ação para detecção de tuberculose em trabalhadores da construção civil das empresas da área de abrangência da unidade. O objetivo é conscientizá-los sobre os principais sintomas da doença e identificar possíveis casos. A atividade é realizada em parceria com o Sinduscon, Sinduscon Mais Solidário e Seconci.

Este ano, a iniciativa já aconteceu nos dias 4, 11 e 18 de abril, com a participação de cerca de 300 trabalhadores, e a próxima acontecerá amanhã (25), às 8 horas, na Rua João Huss, 1.001, com a participação de outros 100 colaboradores. A ação também vai ocorrer na sexta-feira e no dia 2 de maio.

Desde 2014 a UBS Guanabara tem uma parceria com as indústrias da construção civil de Londrina para realizar o trabalho. Com isso, já foram visitadas cerca de 20 obras, com orientação a mais de 2.000 colaboradores, realizadas 225 coletas de escarro e identificados dois casos de tuberculose.

Segundo a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Michelle Moreira Abujamra Fillis, a ideia de atuação na construção civil foi baseada em pesquisa em artigos sobre o assunto, os quais descrevem a prevalência maior da doença em homens, muitas vezes tabagistas e usuários de álcool. “Além disso, os trabalhadores da construção civil, devido à perfuração de poços, túneis e cortes de azulejos, estão expostos ao pó. Estudos revelam que os trabalhadores expostos a pó, com ou sem silicose, apresentam uma vulnerabilidade maior para desenvolver a doença”, informou.

Durante a ação é realizada uma palestra sobre a causa e sintomas da tuberculose, seguida de aplicação de um questionário com sintomalogia sugestiva da doença, como queixas respiratórias (tosse, expectoração, dor torácica, entre outras), história prévia de tratamento para tuberculose e outras doenças. Na sequência, os trabalhadores que relatam sintomas sugestivos são submetidos ao exame de escarro, no próprio local de trabalho. O exame é encaminhado para análise e os casos positivos são direcionados à Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação médica e tratamento.

Sobre a doença – A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta, prioritariamente, os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O principal sintoma é tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, a recomendação é que todo sintomático respiratório – tosse por três semanas ou mais – seja investigado. A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o diagnóstico, o principal exame é realizado por meio da coleta de escarro.

Outras informações podem ser obtidas com a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Michelle Moreira Abujamra Fillis, no 3323-7397.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos