Prefeitura lança edital para contratação de médicos para UBSs
Por meio de licitação, Município busca prestadores de serviços médicos especialistas em Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia

A Prefeitura de Londrina publicou edital de licitação visando a contratação de médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Pregão nº 245/2019 prevê contrato com pessoas jurídicas, durante doze meses, para as especialidades de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia. Os profissionais poderão atuar nas UBSs da zona rural e urbana de Londrina, com carga horária de quatro a oito horas por dia. O edital completo do processo licitatório está disponível no Portal da Prefeitura, na página de Licitações.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a administração municipal já realizou a contratação de mais de cem médicos, desde 2017. “Esses profissionais foram destinados para as escalas de urgência e emergência, como o SAMU, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e as Unidades de Pronto Atendimento. Para a Atenção Básica, fizemos a convocação de candidatos aprovados em concurso, no entanto, houve baixa adesão . Então optamos por iniciar esse regime de contratação de horas médicas, por meio de pessoas jurídicas que prestem esse serviço”, explicou.
Para recompor a escala médica das UBSs, a Prefeitura pretende contratar, com este edital, a carga horária equivalente a 100 novos profissionais. “Fizemos uma análise de todas as unidades, para classificá-las conforme o porte. Para isso, levamos em consideração critérios como população de abrangência, entre outros, e com base nesta classificação estabelecemos como será a readequação dos quadros”, disse o secretário de Saúde.
Licitação – O Pregão Eletrônico nº 245/2019 terá como critério o menor preço, por lote. Assim, as empresas interessadas em participar dessa licitação deverão elaborar proposta dentro do valor máximo estipulado pelo edital, que é de R$ 16.356.838,08, referente aos três lotes, para o período de 12 meses.
Cada licitante deverá ser credenciado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), no site www.comprasgovernamentais.gov.br, onde irá encaminhar sua proposta inicial. Na próxima quarta-feira (25), a partir das 13h10, o pregoeiro irá iniciar a análise e classificação das propostas, desclassificando aquelas que não atenderem às exigências previstas no edital. Logo após, o processo de Pregão passa para a fase da sessão pública, com participação apenas das licitantes que tiveram suas propostas classificadas. Os lances serão ofertados durante a etapa de disputa, e ordenadas por valor, do maior ao menor, no sistema eletrônico.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.