Cidadão

Defesa Social divulga balanço das ocorrências de animais de grande porte soltos

Desde o início do ano a central de emergência da GM atendeu 677 chamados; entre junho e setembro, 102 animais foram recolhidos

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga um balanço das ocorrências de animais de grande porte soltos em Londrina. A Guarda Municipal(GM) recebeu, até o dia 25 de setembro, 677 denúncias pelo telefone 153. O decreto 1.544 de 2017 proibiu a circulação e permanência de animais de grande porte na área urbana da cidade. A fiscalização é feita pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), com apoio da GM que a partir do dia 11 de junho intensificou o trabalho. Entre os meses de junho e setembro foram 323 chamados. Até o final da manhã desta quinta-feira (26), a GM registrou 102 apreensões. Em 2019, foram 169.

Foto: Bruno Amaral

Todo animal encontrado em via pública está passível de ser recolhido pela empresa terceirizada, que presta serviços à Secretaria do Ambiente, e encaminhado para doação. Apenas pessoas devidamente cadastradas podem receber. O serviço tem como objetivo principal evitar acidentes. Informações da Companhia de Polícia de Trânsito de Londrina apontam que neste ano foram registradas 20 colisões envolvendo animais.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, a intensificação do trabalho de apoio e fiscalização nas operações aconteceram em decorrência de ameaças ocorridas aos servidores. “É importante destacar que a atuação da Guarda Municipal nesse contexto decorreu do fato dos funcionários da Sema estarem sendo ameaçados por pessoas que se diziam pertencentes ao tráfico na cidade de Londrina. Eles afirmavam que não era para apreender os animais, principalmente nas regiões norte e sul. É evidente que a guarda tem seu papel institucional e a segurança dos servidores está em primeiro lugar”, destacou.

Ramos disse ainda que a alternativa encontrada na época foi encaminhar, para o telefone 153, as chamadas e o direcionamento do serviço. E, também, que a fiscalização do contrato ficasse com o pessoal da própria Secretaria de Defesa Social. “Foi nesse contexto que nós aprimoramos o trabalho em apoio à SEMA. Nós estamos pensando nos servidores e na população que acaba sendo vítima dos animais soltos em via pública”, explicou.

A inspetoria informou também que em todas as ocorrências, principalmente em vias com grande movimento de veículos, mesmo quando há indisponibilidade da empresa comparecer ao local para fazer o recolhimento dos animais, os agentes da GM fizeram orientação de trânsito e inclusive o acompanhamento do trajeto de cavalos, bois entre outros animais, para uma área de pastagem, a fim de evitar riscos aos cidadãos.

A central de comunicação e emergência 153 da Guarda Municipal recebe as denúncias de animais soltos pelas vias da cidade, encaminha à empresa responsável e acompanha o recolhimento.

Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos