Cidadão
Mutirão da dengue vai vistoriar 38 mil imóveis em Londrina
Ação da Secretaria Municipal de Saúde, que acontecerá nos próximos dias 5 e 6 de março, contará com a participação de mais de 1.000 pessoas, além de entidades da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nos próximos dias 5 e 6 de março um mutirão contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. O objetivo da medida é vistoriar casas e terrenos de toda a cidade, recolher o lixo que pode ser foco de proliferação do mosquito e conscientizar a população sobre o risco da doença. O município contabiliza 51 casos confirmados de dengue, sendo que um óbito já foi registrado.
Segundo o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, a meta é fazer com que mais de 1.000 pessoas participem do projeto. “Estamos buscando parcerias com outras entidades, como a Guarda Municipal e o Tiro de Guerra, por exemplo. Porém, o importante é que a população participe desse mutirão” , comentou.
De acordo com ele, cerca de 38 mil imóveis serão vistoriados pelos agentes de saúde. “Nosso foco é visitar os domicílios, conjuntos residenciais e fundos de vale, tarefa que será cumprida pelos 730 agentes de saúde. Além disso, é importante ressaltar que contamos com a presença de 37 motoristas e 111 pessoas que serão responsáveis pelo recolhimento dos materiais coletados pelos agentes” , explicou o coordenador.
“O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade de que ela é muito importante para combater a proliferação do mosquito na cidade. Daremos orientações básicas sobre como prevenir eficientemente a dengue, portanto, é imprescindível que a comunidade também esteja presente na ação”, salientou Belisário.
O mutirão da Secretaria de Saúde contra a dengue acontece nos próximos dias 5 e 6 de março. Na sexta-feira (5) os trabalhos serão desenvolvidos das 12h às 18h. Já no sábado (6) o mutirão acontecerá das 7h às 13h.
Na região oeste, os locais atendidos serão: Panissa, João Turquino, Santa Madalena, Santiago Ney Braga, Tóquio e jardim do Sol. A região sul recebe o serviço nos conjuntos Cafezal II, Jamile Dequech, Califórnia, Campos Elísios, fundo de vale do conjunto Saltinho, Santa Joana, Posto Formigão, Neman Sayhum, Vale Azul e Guanabara.
Na zona leste, o mutirão acontecerá nos conjuntos Novo Amparo, Marabá, Ideal, Lindóia, Eucaliptos e Antares. A zona norte será atendida nos conjuntos Luiz de Sá, Marieta, Portal do Sol, Palmas, Paraty, Heimtal e Paraíso. Por último, a região central será contemplada no Pindorama, Vila Brasil, Yara e CSU da Vila Nova.
Dengue
O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue que se reproduz em água parada e pode levar o infectado à morte. Caso o indivíduo apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor nos ossos e articulações, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
No caso de quem já tem a suspeita, deve ficar atento às dores abdominais, vômito e sangramento, o que indica agravamento no quadro. Em qualquer caso, a pessoa não deve se automedicar, pois um simples remédio pode provocar hemorragia interna.
(Londrina, 1º de março de 2010)