Cidadão

Professores da rede municipal participam de curso da Brigada Escolar

As primeiras atividades de 2020 ocorrem nesta sexta-feira (28) e na segunda (2), para 60 professores; orientações são sobre primeiros socorros e combate à incêndio

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Formação Continuada, juntamente com a Diretoria de Segurança Ocupacional (DSO), inicia as atividades de capacitação para Brigadistas Escolares em 2020. Para este ano, a previsão é realizar 42 encontros presenciais durante todo o ano letivo, em atendimento a 75 unidades escolares, totalizando cerca de 1.260 brigadistas escolares formados. O objetivo é preparar professores e servidores na prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. O curso abrange escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e filantrópicas conveniadas (CEIs).

O curso começa nesta sexta-feira (28), com atividades presenciais envolvendo práticas em dois módulos: primeiros socorros e simulação de combate a incêndio, nos turnos da manhã e da tarde, respectivamente. Neste primeiro momento, participarão 60 professores distribuídos em duas turmas. Eles voltarão a fazer o curso na próxima segunda-feira, dia 2 de março, nos mesmos horários, apenas alternando os módulos trabalhados. O Colégio Estadual Vicente Rijo cedeu espaço para o desenvolvimento das ações, marcadas das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.

A iniciativa é promovida em parceria com o Corpo de Bombeiros e a docência do curso conta com profissionais capacitados em Medicina, Saúde e Segurança do Trabalho, que compõem o quadro de servidores das secretarias de Educação e Saúde. O calendário é preparado pela Educação de forma a não causar prejuízos às aulas e atividades da agenda escolar. O curso tem carga horária de 20 horas ao todo, sendo 9 horas de atividades presenciais e 11 de aulas teóricas à distância com conteúdos online, via Escola de Governo.

Em 2019, quando a Prefeitura lançou oficialmente o Curso de Brigada Escolar, foram capacitados cerca de 1.200 profissionais, de 87 unidades escolares, além de servidores de marcenaria e outros da rede municipal que atuam na sede da SME.

De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Perez, o curso atende às legislações pertinentes ao tema e possibilita o entendimento sobre as principais medidas a serem tomadas em casos como início de incêndio, permitindo colocar em prática plano de evacuação no ambiente escolar. “Além da parte de primeiros socorros, também são feitas simulações de fuga nas unidades escolares que estão sendo atendidas no curso. Após a parte teórica e presencial da capacitação, professores e alunos recebem orientações dos bombeiros, que conduzem as práticas. As dinâmicas visam aglutinar forças e assegurar que as escolas estejam sempre preparadas para se prevenir e agir da forma mais adequada, caso necessário, reduzindo riscos e garantindo a segurança das pessoas e do patrimônio”, disse.

Ainda segundo a gerente, existe a intenção de implantar, este ano, o curso da “Brigadinha Escolar”, que está em fase final de elaboração. Serão realizados trabalhos de prevenção com a participação de alunos do 3º e 4º ano. Uma unidade escolar está sendo escolhida para sediar as iniciativas.

A capacitação da Brigada Escolar está em conformidade à NPT 017 do Corpo de Bombeiros e à Lei Federal nº 13.722/18, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Formação Continuada da Secretaria Muncicipal de Educação (SME), Viviane Perez, pelo telefone 3375-0113

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos