Cidadão
Projeto Trama encerra atividades com exposição na Prefeitura
Mostra do programa Economia Solidária percorreu nove pontos da cidade, desde dezembro do ano passado; obras ficam no saguão de entrada até julho
O projeto Trama – Trabalho – Arte, parceria entre artistas plásticos londrinenses e trabalhadoras do programa Economia Solidária, percorreu a cidade de Londrina durante seis meses, desde dezembro do ano passado. Receberam a mostra artística o calçadão da cidade, o Shopping Catuaí, Espaço Cultural Biblioteca Pública Municipal, Espaço Cultural Zona Norte, Espaços Culturais das agências da Caixa Econômica (Centro e Madre Leônia), Aeroporto de Londrina e a Câmara Municipal.
Encerrando as atividades, a exposição chegou ao saguão principal da Prefeitura de Londrina, onde permanece até 31 de julho. Ao todo, são 15 obras de pintura em tela, além de produtos confeccionados pelas trabalhadoras do programa Economia Solidária, entre camisetas, bolsas, blocos e cartões com papel reciclado. Os trabalhos foram produzidos em homenagem ao aniversário de 75 anos da cidade.
De acordo com estimativas da organização, o público que visitou a mostra chegou a 10 mil pessoas. A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, avaliou positivamente o resultado do projeto. “A proposta de parceria valoriza o trabalho do pessoal da Economia Solidária. Quem visita a cidade de Londrina quer levar embora alguma lembrança, e se são produzidos chapéus, bolsas, panos de prato, agendas, o trabalho é valorizado e a cidade é divulgada”, comentou.
“O fato da mostra ser itinerante possibilitou o contato, conhecimento e informação sobre o talento dos nossos artistas locais. Grande parte da produção artística acaba ficando sem divulgação, por mais que sejam expostas. Levando essa exposição para diversos espaços públicos, demos oportunidade à comunidade de ter acesso às artes e apreciar as obras de londrinenses”, acrescentou a diretora.
Para o final de julho, está planejado o lançamento dos cartões telefônicos alusivos ao projeto, cada um contendo uma imagem de um dos artistas que participaram da exposição: Conceição Garcia Punhagui, João Henrique, Lu Cilião, Nane Ferrari, Zilda Aparecida Sinegallia Piovezan. “As obras escolhidas retratam os principais pontos, os ícones da cidade”, explicou Sandra Jóia.
A direção do Museu já está em contato com representantes do programa Economia Solidária para repetir a parceria no final deste ano. “Estamos conversando para que a parceria continue, mas apresentando novos artistas desta vez. Mostramos o trabalho de grandes artistas da cidade com este projeto, agora, queremos abrir para divulgar ainda mais a arte da cidade”, comentou a diretora.
O Trama é uma promoção do Programa Municipal de Economia Solidária, em parceria com o Museu de Arte de Londrina, e apoio do Programa do Voluntariado no Paraná (Provopar) e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Londrina (Intes – UEL).
(Londrina, 24 de junho de 2010)