CidadãoCidade

Dia Nacional da Guarda Municipal é celebrado neste sábado (10)

Conheça algumas das conquistas, ações e projetos da GM Londrina em seus dez anos de existência

Amanhã, sábado (10), data em que é celebrado o Dia Nacional da Guarda Municipal, não haverá nenhuma solenidade em Londrina devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Ainda assim, é importante lembrar o trabalho que a Guarda Municipal (GM) vem fazendo em prol da população londrinense nos últimos dez anos. Formada atualmente por 322 agentes, a instituição realiza, entre outras atividades, o patrulhamento preventivo em áreas urbanas e rurais; o apoio a outros órgãos de segurança; a vigilância de próprios públicos; o atendimento de chamadas através das centrais de emergência; o videomonitoramento das câmeras de segurança instaladas em diferentes pontos da cidade; projetos sociais nas escolas municipais; ações de fiscalização de trânsito e diversas iniciativas em parceria com órgãos e secretarias municipais.

Avanços – Nos últimos dois anos, a Guarda Municipal de Londrina obteve uma série de avanços. Para o comandante da GM, o coronel Pedro Ramos, as conquistas mais importantes são a obtenção da confiança da população e o resgate da credibilidade da instituição. “Temos nos esforçado para motivar e valorizar os profissionais da Guarda Municipal. Também estamos buscando nos aproximar da população, com uma série de ações de conscientização e informação. A atuação da GM durante a pandemia, por exemplo, ajudou a aumentar o respeito por parte da sociedade. Houve uma mudança de comportamento, e hoje as pessoas veem a Guarda Municipal como uma aliada e parceira”, destacou.

A instituição vem sendo reestruturada com novos equipamentos, tendo recebido 25 viaturas e 12 motos para o patrulhamento do munícipio, assim como diversos itens incluindo motosserras e motobombas para as atividades da defesa civil.  Além disso, os guardas municipais passaram por credenciamento para atuar como agentes de trânsito, e a GM vem investindo em ações de parceria com outros órgãos e serviços da Prefeitura. Entre as próximas metas, destacam-se os projetos de reestruturação da Secretaria de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal, a recomposição do efetivo da GM e a implantação de um novo plano de carreira.

Outro avanço significativo foi a assinatura, em julho, do termo de cooperação técnica e compartilhamento de informações com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Através do convênio, a GM passou a fazer parte do sistema estadual de segurança pública. Agora, os guardas municipais podem elaborar os boletins de ocorrência unificados (BOUs), que integram as informações da instituição aos bancos de dados das polícias militar e civil. Na prática, isso significa que a população não precisa mais registrar os boletins de ocorrência separadamente, em diversas instituições. Além desta redução na burocracia, a cooperação também inclui o compartilhamento de bancos de dados entre os órgãos de segurança pública. Com acesso a uma quantidade maior de informações, a GM pode direcionar melhor as suas operações, aplicando seus recursos de forma mais eficaz e racional.

Proximidade – De acordo com Ramos, a proximidade que a Guarda Municipal mantém com a sociedade é fundamental para a instituição. “Ao atuar em conjunto com os outros órgãos de segurança pública, a Guarda Municipal contribui para melhorar o serviço oferecido à população. É uma instituição que está próxima das questões municipais e bastante integrada com a sociedade. Essa proximidade permite que a GM não só auxilie a comunidade londrinense, mas também seja fiscalizada pelos munícipes”, salientou. 

Foto: Bruno Amaral

Ações e projetos da Guarda Municipal – Conduzidas em parceria com diversas secretarias municipais, as atividades da GM abrangem vários campos de atuação:

GCOM – A central de comunicação e monitoramento (GCOM) realiza ações como o projeto “Monitorar e Proteger”. Através desta iniciativa, o GCOM monitora as câmeras de vigilância instaladas em 106 pontos do município. Além disso, a equipe acompanha os alarmes de segurança ativos em 120 unidades escolares e que estão sendo instalados e colocados em funcionamento em diversos edifícios das secretarias de saúde e assistência social. A vigilância é realizada 24 horas por dia, durante toda a semana.

O GCOM também é responsável pela central telefônica da Guarda Municipal – que recebe denúncias através dos telefones 153 e 199 e do número de WhatsApp (43) 99995-0272 – e pelo sistema de rádio e comunicação utilizado pelos agentes da GM.

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Patrulha Rural – Presente nos nove distritos e cinco patrimônios do município, a Patrulha Rural oferece segurança aos prédios públicos e servidores municipais que trabalham nestas regiões. A equipe também atende demandas das comunidades locais e contribui para a repressão de ações criminosas e fiscalização das estradas rurais.

Patrulha Maria da Penha – Através de um convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), a Patrulha Maria da Penha atende mulheres que foram vítimas de violência e encontram-se sob medida protetiva. Os agentes que integram a equipe realizam o acompanhamento e proteção destas mulheres, evitando a reincidência de agressões.

Foto: Bruno Amaral

Atividades de fiscalização – Em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), 43 agentes credenciados da Guarda Municipal realizam ações de fiscalização de trânsito. As atividades ocorrem inclusive aos fins de semana, assim como em feriados e no período noturno.  A GM também presta apoio a outros órgãos, como a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Entre outras ações, os guardas municipais atuam para coibir a realização de queimadas e o descarte irregular de lixo em áreas de preservação ambiental.

Defesa civil – A GM é responsável pela estrutura municipal de Defesa Civil, que atua em conjunto com as estruturas nacional e estadual. Todos os guardas municipais recebem treinamento para responder de forma rápida e eficaz à ocorrência de catástrofes e desastres naturais, inclusive acionando outros órgãos de segurança pública. Além disso, a instituição conta com uma equipe específica para tratar das questões burocráticas referentes à defesa civil.

Operações com cães – O Grupo de Operações com Cães (GOC) é responsável por treinar e empregar os dez agentes caninos da Guarda Municipal em ações de segurança. Os cães-farejadores são utilizados para localizar armas e entorpecentes ilícitos, e o GOC frequentemente presta apoio para outros órgãos como as polícias Civil, Militar e Rodoviária e o Corpo de Bombeiros.

GMEC – Com o objetivo de oferecer proteção e proporcionar a integração social de crianças e adolescentes, a Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) promove ações como a Guarda Mirim. Através do projeto, guardas municipais especificamente qualificados realizam palestras e atividades com os alunos da rede municipal, abordando temas sensíveis como o bullying, a pedofilia e a prevenção ao uso de drogas.

Ações comunitárias – O projeto Informar para Proteger tem o propósito de integrar as atividades da Guarda Municipal a ações de prevenção ao crime realizadas por servidores públicos e cidadãos londrinenses. Por meio da iniciativa, agentes da GM visitam prédios públicos municipais e conversam com os servidores sobre medidas de segurança que devem ser observadas no expediente, durante e após o atendimento ao público. Além disso, os guardas municipais também visitam residências que ficam no entorno de prédios públicos, explicando aos munícipes a importância da observação e colaboração – em forma de denúncia da presença de suspeitos – e buscando fortalecer as relações de proximidade e confiança com a comunidade.

Operações durante a pandemia – A Guarda Municipal desempenhou um papel fundamental na contenção da propagação do coronavírus em Londrina. Os agentes da GM promoveram diversas ações de orientação e fiscalização, conscientizando a população sobre a importância de se respeitar as medidas de segurança. Entre as atividades realizadas, estiveram a interdição de locais com risco de contágio e a distribuição de máscaras de proteção.  Outra ação importante foi a força-tarefa de fiscalização – formada por guardas municipais em horário de folga – que patrulhou as ruas do município coibindo infrações às normas de segurança e saúde.

Para a imprensa: outras informações com o comandante da Guarda Municipal, coronel Pedro Ramos, pelo telefone 3372-4661.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos