Cidadão

Festival de Dança tem programação multiétnica no final de semana

Entre os espetáculos e apresentações abertas, estão ritmos oriental, brasileiro e cigano; companhia paulista também exibe composição

O Festival de Dança levará para o londrinense uma diversidade étnica de ritmos e danças neste final de semana. As apresentações começam com a dança japonesa, passam por flamenco, percussão e chegam no ballet clássico. A programação do sábado (9) envolve duas apresentações gratuitas no Calçadão, às 12h, em frente ao banco Itaú. O Lata mostra o trabalho de estudo de alguns ritmos brasileiros, como o baião, maculelê e maracatu, contagiando os transeuntes.

Também, se apresenta no Calçadão, cerca de 30 integrantes do Grupo Sansey, de Londrina, com a dança Yosakoi Soran, que mistura movimentos do norte e do sul do Japão. O grupo vai levar ao público uma nova tendência do país oriental, que mistura o clássico com o contemporâneo, em um estilo rápido e forte. A dança consagrou o Sansey como pentacampeão brasileiro de Yosakoi Soran em julho deste ano, e agora traz para Londrina o ritmo, que já levou os dançarinos para uma apresentação no Japão.

Já à noite, às 20h30, o Teatro Ouro Verde será palco para o espetáculo de dança flamenca: “Taconeos”, da Companhia de Dança Flamenca Michel Cássin, de Londrina. Ritmos ditados por guitarras e cajons desvendam a alma de um bailarino de flamenco, acompanhados de cantorias de dor e alegria. Nas cenas do espetáculo, o espectador poderá explorar danças sevilhanas, através de músicas com marcações de tambores, castanholas, palmas e jaleos.

O mesmo Teatro dará vez no domingo (10), às 20h30, à releitura “Speranza! Dona Esperança”, de Mariana Muniz, do espetáculo “Sonho de Valsa”, cujo personagem principal é a dona de casa Esperança. A bailarina procura discutir a ideia das transformações corporais, da repetição dos gestos e reflexos e a experimentação de movimentos expressivos da dança contemporânea. Os 50 minutos de espetáculo são dirigidos por José Possi Neto, que já assinou a direção de algumas peças e musicais renomados, como O Lobo de Ray-Ban, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Salomé, Três Mulheres Altas e Bodas de Fígaro.

Os convites para os demais espetáculos custam R$ 10,00. Estudantes, aposentados, professores das redes municipal e estadual de ensino, servidores públicos, profissionais de artes (c/ DRT), alunos da Funcart, associados da Associação dos Profissionais da Dança de Londrina (APD), clientes e funcionários da Caixa Econômica Federal pagam R$ 5,00. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Escola Municipal de Dança (Pio XII, 56), Shop Ballet (Pio XII, 64, loja 3) e na loja Capézio (Paranaguá, 921, loja 3). A programação completa pode ser acessada pelo site www.festivaldedancadelondrina.art.br.

O Festival de Dança de Londrina é promovido pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina (APD) e Casa de Cultura da UEL, além de contar com o apoio da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e do site Conexão Dança. A iniciativa também é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e pela Caixa Econômica Federal.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos