Sede da Prefeitura recebe simulação de emergência da Brigada de Incêndio
A prática consistiu em reproduzir uma situação de incêndio, com a retirada de todas as pessoas no prédio; curso da Brigada será ampliado

Os servidores municipais e demais colaboradores que trabalham na sede administrativa da Prefeitura de Londrina participaram, na tarde desta segunda-feira (23), de uma simulação de emergência promovida pela Brigada de Incêndio do Centro Cívico. A prática envolveu uma operação de evacuação da sede administrativa, reproduzindo uma situação real de princípio de incêndio.
Às 13h30, quando soaram os alarmes, todas as pessoas presentes no prédio naquele momento, incluindo os munícipes, precisaram sair do local, conduzidos pelos brigadistas, e aguardar por alguns minutos até o encerramento da ação. O abandono da sede ocorreu de forma ordenada, rápida e segura, sem qualquer incidente ou aglomeração, e foi totalmente concluído em cerca de quatro minutos.

Para tornar o cenário mais próximo do real a quem estava na parte externa da Prefeitura, houve até mesmo a expansão de fumaça feita por uma máquina da Brigada, que apareceu pela janela de uma sala no segundo andar do prédio.
Dois brigadistas reproduziram o apagamento do incêndio utilizando uma mangueira de água em direção ao foco criado, e havia materiais de primeiros socorros para qualquer tipo de emergência. Todos os procedimentos respeitaram os dispositivos legais, dentre as quais as normas de Prevenção e Combate a Incêndios e a Desastres do Corpo de Bombeiros do Paraná.
A atividade fez parte do encerramento da capacitação dos novos Brigadistas da Prefeitura, que passam a formar um grupo de trabalhadores voluntários preparados para atuar na prevenção e combate a situações de incêndio. Participaram, ao todo, 34 servidores que cumpriram mais de 20 horas de treinamento. Por meio de aulas teóricas on-line e práticas, eles aprenderam sobre primeiros socorros, abandono de área, prevenção e controle de princípios de incêndios, reconhecimento das dependências do prédio da PML, entre outros tópicos. Todos eles receberam seus certificados por meio da Escola de Governo.

A prática de simulação de emergência foi desenvolvida pelos próprios servidores da Brigada, sob orientação de técnicos da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), que integra a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), capacitados e habilitados para tal função.
Conforme o conhecimento adquirido no curso, eles foram responsáveis por orientar os servidores, colaboradores e público em geral, para esvaziar todo o prédio, conduzindo filas por diferentes escadas e saídas de emergência até a parte externa da instituição. Agentes da Guarda Municipal (GM) também acompanharam o exercício e prestaram suporte. Para essa simulação, todos os servidores haviam sido previamente comunicados sobre a realização da atividade, que deverá ser repetida pelo menos duas vezes por ano no prédio da Prefeitura.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, enfatizou que ações de prevenção relacionadas a cenários de emergência, incluindo possíveis incêndios ou outras ocorrências, devem sempre ser reforçadas para garantir a segurança e integridade física dos trabalhadores e da população como um todo. “A simulação no prédio ocorreu de forma bem organizada e tranquila, sem nenhum problema e dentro das expectativas da Brigada de Incêndio, que levará treinamentos a outros prédios de secretarias e órgãos municipais. Já existe a Brigada Escolar, que atua nas escolas e faz um trabalho muito importante para a segurança desses espaços, capacitando professores, gestores e servidores. A melhor forma de evitar os riscos é a prevenção. Por isso, é importante contar com um grupo preparado para conduzir as pessoas em uma necessidade de saída do prédio da maneira mais eficaz e segura possível”, analisou.
Dois servidores voluntários da Prefeitura, com formação em técnico de segurança do trabalho e bombeiro civil, estão à frente das ações da Brigada de Incêndio. São eles a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, e Edivaldo Mariane de Andrade, servidor da Secretaria Municipal de Educação.
Para Bordignon, os brigadistas da Prefeitura, além de servirem de referência no prédio para situações de emergência, poderão multiplicar os conhecimentos aprendidos com os demais servidores e também com seus familiares. “Eles estarão, ainda, preparados para prestar os primeiros socorros e conscientes sobre como agir em alguma emergência quando estiverem em um mercado, shopping ou qualquer outro lugar fechado e com grande circulação. A intenção é estimular essa cultura de prevenção e segurança, fazer com que todos os servidores possam conhecer melhor o prédio, sabendo identificar e utilizar as saídas e rotas de emergência existentes. Representa mais segurança para todos”, ressaltou.

Por sua vez, Andrade salientou que um dos resultados principais da simulação foi comprovar o envolvimento e interesse dos brigadistas capacitados que orientaram a saída do prédio. “Estão todos de parabéns, pois participaram com muita dedicação do curso, pegaram o espírito da Brigada e agiram de forma correta durante a prática de evacuação, orientando os demais servidores e concluindo a atividade de forma organizada e rápida. Ao promover novas situações de emergência, poderemos aprimorar as operações e o mais importante é fazer com que todos os servidores assimilem como se comportar em caso de necessidade e estejam acostumados se um dia ocorrer algo de verdade”, disse.
Brigada de Incêndio – O Curso de Brigada de Incêndio do Centro Cívico foi realizado entre outubro e novembro de 2020, com formação de 34 servidores de diferentes secretarias e órgãos municipais alocados no prédio da PML. Além da realização pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da SMRH, houve apoio e participação das secretarias municipais de Educação, Saúde, Gestão Pública e Defesa Social.
Haverá, em breve, novas capacitações em outros imóveis do Município. Um deles, já definido, é o prédio da sede da CAAPSML, que fica ao lado da Prefeitura. O curso também será levado para atender as sedes das secretarias municipais de Saúde e de Educação.