Destaques

Prefeitura amplia e moderniza o Centrolab

O Laboratório Municipal analisa quase 190 mil exames por mês, encaminhados pela Policlínica, UPA, PAI, Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) e demais unidades de saúde

Para melhorar cada vez mais a saúde pública em Londrina, oferecer mais conforto para os pacientes e qualidade de trabalho aos servidores municipais, a Prefeitura de Londrina reformou e ampliou toda a estrutura física do Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab). A unidade retornou para a rua Benjamin Constant, na esquina com a avenida Duque de Caxias, região central da cidade. Agora, o espaço possui entrada própria, com local adequado para o embarque e desembarque de passageiros pela Benjamin Constant.

Foto: Gustavo Tacaki / Secretaria de Saúde

O prefeito Marcelo Belinati e o secretário de Saúde, Felippe Machado, entregaram o Centrolab nesta sexta-feira (27) e conheceram o espaço renovado. “A reestruturação da saúde pública que estamos fazendo aqui em Londrina não poderia deixar de fora o Centrolab, que recebe e analisa quase 200 mil exames por mês, vindos de toda cidade. O espaço está muito melhor para que os servidores trabalhem com excelentes condições, e os usuários que precisarem ir até o laboratório terão mais conforto. Além disso, reequipamos o Centrolab com equipamentos de ponta, para mais agilidade e eficácia dos resultados”, frisou o prefeito.

O objetivo da reforma e ampliação foi estruturar novas salas para a coleta dos exames, oferecendo uma recepção mais ampla e confortável para os cidadãos e espaços adequados para as necessidades das gestantes e das crianças. Também foram disponibilizados ambientes para a alocação correta dos novos equipamentos laboratoriais, como as máquinas de imuno‑hematologia e as automatizadoras de bioquímica, hematologia e de testes de urina, que proporcionam mais agilidade e precisão nos exames. Todas essas salas receberam a instalação de equipamentos de ar condicionado e novos móveis.

Foto: Vivian Honorato

“Além da questão do conforto para os pacientes e da melhoria da qualidade do local de trabalho para os funcionários, com a climatização adequada dos ambientes, a obra permitiu melhorar o fluxo de atendimento e criar espaços específicos para as gestantes e para as crianças, que são grupo de risco para muitas doenças, como a Covid-19”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

O Centrolab foi ampliado em 367,71 metros quadrados, com a adição de um piso. Agora, passa a ter uma área total construída de 708,83 metros quadrados. As reformas incluíram a modificação do layout interno da unidade. Com a derrubada das paredes antigas e construções de novas, foi possível construir banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com deficiência.

Também foi instalada uma nova sala separada para gestantes, com banheiro próprio para as pacientes e poltronas mais confortáveis e inclináveis. Isso é importante, pois o tempo de permanência das gestantes nesse ambiente pode chegar a duas horas quando é necessário fazer exames. O laboratório também conta com uma sala especial para os atendimentos da coleta infantil.

O novo piso superior do Centrolab é dividido em recepção, cinco salas para atendimento de pacientes e três salas para os funcionários. Estas últimas armazenam os componentes químicos e biológicos necessários aos exames, sendo dotadas de armários e bancadas em inox; almoxarifado; equipamentos de lavagem e esterilização de materiais; e espaços para guardar cadeiras de rodas e documentações em geral.

Foto: Vivian Honorato

Foi instalado também um elevador interno para o envio dos materiais coletados do piso superior ao piso inferior, onde são realizados os testes. No piso inferior, que tem área de 341,12 metros quadrados, foram organizados novos ambientes que receberam equipamentos laboratoriais de ponta.

O bioquímico e responsável técnico pelo Centrolab, Edilson Cabrera, lembrou que, mensalmente, o Laboratório Municipal realiza quase 190 mil exames, atendendo principalmente os que são encaminhados pela Policlínica Municipal e pelo Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI), além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Conseguimos realizar 120 hemogramas e 1.200 testes de bioquímica, por hora, em cada uma das novas máquinas, e temos duas delas para cada tipo de exame. Isso traz mais agilidade para o atendimento da demanda que chega até nós, vinda do PAI, da Maternidade Municipal, do Pronto Atendimento ou da 17ª Regional de Saúde, nos casos de hanseníase e de tuberculose”, ressaltou Cabrera.

Foto: Gustavo Tacaki / Secretaria de Saúde

O Centrolab conta com quase 35 funcionários e é laboratório de referência em testes de hepatite e de hanseníase de todos os municípios integrantes da 17ª Regional de Saúde, atendendo ao pedidos de exames do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR). A unidade também serve de referência no treinamento dos profissionais que atuam nas unidades de saúde que integram a 17ª Regional, da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina (CDR), Casa de Custódia e Centro de Socioeducação (Cense I e II).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos