Música clássica fará parte da programação do Natal do Amor
A apresentação está sendo organizada pelo projeto Musicando na Escola, que trabalha com o ensino musical em escolas municipais de Londrina
O projeto Musicando na Escola, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará uma apresentação nesta quarta-feira (8), a partir das 20h, na Praça Tomi Nakagawa dentro da programação Natal do Amor 2010. O projeto deverá levar 64 crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, para cantar e tocar músicas clássicas, populares e natalinas em comemoração à data.
Os alunos, que pertencem a escolas municipais de Londrina, encontraram na música uma nova forma de expressão e puderam ter contato com instrumentos como violinos e violoncelos. A coordenadora do projeto, Regina Maria Grossi Campos, contou que muitas crianças conheceram a música através do projeto “Musicando na Escola” e algumas já pensam em seguir uma carreira na área.
Ela lembrou que as crianças já fizeram várias apresentações no decorrer do ano, mas que a cada convite a expectativa é diferente. “Eles já se apresentaram para os pais, em eventos, e no concerto oficial do projeto, mas cada apresentação é nova e diferente, eles ficam muito entusiasmados, o que serve como um incentivo para que continuem estudando”, destacou a coordenadora.
Regina comentou que muitos dos alunos têm que sair do projeto por não encontrarem condições de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Por isso, alguns dos alunos que mais se destacam são convidados a serem monitores durantes as aulas, desta forma podem continuar próximos à música. “O estudo da música clássica é longo, exige dedicação e tempo, e muitos alunos não têm essa oportunidade, pois têm que ajudar a família”, disse.
O projeto Musicando na Escola acontece desde 2002 e já atingiu mais de 600 estudantes da cidade. O ensino musical é feito através da prática instrumental de violino, violoncelo, música de câmara, orquestra, musicalização e canto coral. Seu objetivo é prover o acesso ao estudo musical de qualidade aliado à inserção social dessas crianças e à promoção da liberdade de expressão. O projeto recebe recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O projeto também tem o apoio do Festival de Música de Londrina e da Casa de Cultura da UEL.




