Secretaria do Trabalho implanta novo conceito de atendimento
Mudanças físicas trouxeram mais privacidade, conforto e acolhimento ao trabalhador enquanto a nova filosofia preza pela qualidade no serviço
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Quem entrou no prédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) na manhã dessa quinta-feira (25), teve uma surpresa. A praça de atendimento passou por uma reformulação de conceito, com várias melhorias.
A SMTER renovou o mobiliário e substituiu o sistema de guichês. Agora, o trabalhador é recebido de forma individualizada em unidades de atendimento autônomas. A medida aumenta a privacidade, o conforto e o acolhimento no momento da busca pela oportunidade de emprego.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, explicou que as mudanças vão além da questão física. “Nós tivemos também uma mudança de filosofia muito importante. Com as medidas de restrição necessárias para combater a pandemia, o número de pessoas dentro da agência diminuiu, o que nos possibilitou ter um olhar diferente para o nosso conceito de atendimento”, comentou.
O secretário informou que essa mudança na visão é fundamental para proporcionar um atendimento de qualidade. “Implantamos uma renovação de pensamento. Hoje, nosso servidor atende um número menor de trabalhadores, mas, em contrapartida, tem o tempo necessário para entender o perfil do trabalhador e buscar uma boa oportunidade”, comemorou.
Para Santos, esse novo formato trará grandes resultados. “Entendemos que é melhor dar um suporte adequado a 100 pessoas e ter 80 encaminhamentos efetivos, do que termos 400 atendimentos que vão resultar em 20 oportunidades de emprego preenchidas, por exemplo. Por isso fizemos todas essas mudanças”, esclareceu.
Santos destacou que, antes, o fluxo intenso de trabalhadores acabava resultando em um atendimento baseado em quantidade. “Como não havia um limite de atendimentos por horário, era preciso realizar as tarefas em um tempo reduzido para atender a demanda. E esse sistema acabava não permitindo uma análise mais minuciosa das oportunidades possíveis para o trabalhador”, pontuou Santos.
O secretário ainda lembrou que, junto desse novo conceito, o processo on-line de encaminhamento para vagas tem se consolidado como uma tendência e isso reflete na também na praça de atendimento da SMTER. “Com o crescimento da migração do trabalhador para o virtual , o fluxo de pessoas que necessitam da visita presencial diminuirá”, disse.
“Sabemos que a tecnologia é uma ferramenta muito útil e que o futuro caminha cada vez mais para a informatização dos serviços. Isso também nos dá tranquilidade, pois sabemos que, ao atender com calma essa pessoa que não tem domínio da internet, não estamos deixando de prestar o serviço a centenas de outras pessoas de forma remota”, frisou o secretário municipal.
Santos ainda elencou as vantagens do encaminhamento online para as oportunidades de emprego. ”Essas pessoas que fazem o processo de casa estão economizando tempo e custo com deslocamento e alimentação, por exemplo”, celebrou.