Biblioteca Pública recebe exposição “Tecendo a Memória”
A primeira exposição do ano mostra os trabalhos desenvolvidos no Patrimônio Selva e no Distrito de Irerê
Desde o último dia 8, a Biblioteca Pública Municipal expõe as obras “Tecendo a Memória”, organizada pelo projeto “Linguagens e Memória”. A exposição, a primeira do ano, mostra o que é característico das áreas rurais, sua natureza e sua cultura, através do olhar de moradores de todas as idades.
Em um dos espaços destinados às exposições, foi montada uma pequena “sala de visitas”, com tapetes e almofadas bordados por integrantes do projeto, onde também foram espalhados uma série de livros. A sala sugere um convite para sentar e ler, imagens e textos, que mostram um trabalho de tecelagem, gravuras, livros artesanais e fotografias.
Segundo o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, a exposição é uma forma de resgatar a memória. “A Biblioteca Municipal busca divulgar como nós somos, dar vazão ao nosso imaginário que é o que a exposição pretende.”
O diretor ressaltou que a Biblioteca pretende oferecer, sempre, outros elementos artísticos ao seu público. Quanto ao público específico dessa exposição, Rovilson afirmou que é voltada a todos. “A exposição se destina a quem não está acostumado a frequentar a biblioteca, desde crianças até os idosos.”
O projeto “Linguagens e Memória” é coordenado por Maria Fiorato e Fernanda Guelerer e tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As atividades são desenvolvidas, desde 2003, nas comunidades da área rural de Londrina, Patrimônio Selva e Distrito de Irerê.
Participam do projeto, cerca de 60 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Entre os trabalhos desenvolvidos, estão pintura, gravura, tridimensionais, textos e fotografias, além do trabalho com artesanato desenvolvido pelo grupo de adultos.
A Biblioteca Municipal fica na avenida Rio de Janeiro, 413 e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 13h. A entrada para exposição é gratuita e permanece na Biblioteca até o dia 28.




