Boletim atualizado da dengue registra quase oito mil notificações em 2021
Para conter o avanço da doença, Prefeitura realiza dispersão do fumacê e mutirões de limpeza, além de intensificar as vistorias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (22), novo relatório com números da dengue em Londrina. Segundo o boletim epidemiológico, a cidade registrou este ano 7.955 notificações de casos suspeitos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Dentre este total de notificações, 1.711 casos foram positivados.

Estão em andamento 3.499 casos, no aguardo do resultado de exames. Outros 2.725 foram descartados. E novo óbito no município, ocorrido em 29 de março, foi confirmado recentemente como provocado pela dengue. A paciente tinha 67 anos e era moradora da região central. Com este caso, Londrina atinge cinco óbitos por dengue em 2021.
Além das vistorias em imóveis, que estão intensificadas e ocorrem durante a semana e aos sábados, as equipes da SMS seguem com outras ações para conter o avanço da dengue em Londrina.
O fumacê, que é a dispersão de inseticida, está percorrendo as ruas de mais de 60 bairros da cidade. Cada localidade recebe até cinco ciclos de aplicação, com intervalo médio de três dias. A dispersão é feita de segunda a sábado, das 4h30 às 10h e das 16h às 21h, e nos domingos apenas pela manhã.
A lista completa dos bairros que estão recebendo o fumacê pode ser conferida aqui. Os caminhões estão em ruas das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade.
Além disso, começou nova edição do Mutirão Bota Fora Contra a Dengue. A ação iniciou com aviso aos moradores dos bairros Palmares, Progresso, Paulista e Vila Marízia, para que recolhessem e deixassem nas calçadas todos os produtos, móveis, eletrodomésticos e utensílios que precisam descartar. O recolhimento com os caminhões começou nesta quinta-feira (22).
O intuito deste trabalho, conduzido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), é eliminar possíveis criadouros do Aedes, bem como o descarte irregular em áreas públicas ou particulares. O Mutirão deve ser estendido até a próxima segunda-feira (26).
Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.