Blitzes nos prédios da Prefeitura conscientizam servidores sobre trânsito
Realizadas de maneira lúdica e criativa, ações sensibilizaram motoristas sobre o respeito aos pedestres e ciclistas, mudanças na lei de trânsito e atitudes responsáveis ao volante

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), promoveu, entre esta quarta (26) e quinta-feira (27), uma série de blitzes de conscientização sobre segurança no trânsito. Em alusão à campanha Maio Amarelo, 14 ações foram realizadas nas áreas de estacionamento de diferentes prédios da administração municipal, incluindo a sede da Prefeitura de Londrina; a Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml); o Pronto Atendimento Infantil (PAI); e a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários), entre outros locais.

Cerca de 15 servidores da DSO distribuíram panfletos com orientações sobre as últimas atualizações da lei de trânsito – ocorridas em outubro de 2020 – e orientações gerais sobre medidas de segurança no trânsito. A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, explicou que as ações tiveram o propósito de contribuir para a prevenção de acidentes no trânsito, tanto no trajeto entre residência e trabalho quanto durante o uso de viaturas oficiais. “Foram trabalhadas diferentes questões como a importância de utilizar a seta, o respeito aos pedestres e ciclistas e os riscos causados pelo uso do celular ao volante, entre outras. Procuramos fazer isso de forma lúdica e divertida, para sair um pouco da comunicação institucional e formal. A recepção por parte dos servidores foi muito boa”, disse.
De acordo com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, as atividades atingiram um grande número de motoristas. “Como houve ocasiões em que abordamos grupos de servidores, conseguimos atingir cerca de 400 pessoas além daquelas para os quais entregamos os panfletos. Além disso, também encaminhamos versões digitais do material, através do WhatsApp, para que as chefias de diferentes setores possam distribuí-las aos funcionários”, frisou.
Maio Amarelo – O movimento nasceu como resposta ao decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, que estabeleceu a Década de Ação para Segurança no Trânsito. De lá para cá, vários países ao redor do mundo adotaram o mês como referência para o desenvolvimento de ações na área.
Em Londrina, as atividades de conscientização tiveram início em 2014, buscando articulação entre os diversos setores da sociedade, órgãos públicos e os agentes que compõem o trânsito. O objetivo é chamar atenção, com foco na preservação da vida, para o elevado número de mortos e feridos no dia a dia das ruas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, pelo telefone (43) 3376-2559.