Cidadão

Saúde presta contas e apresenta realizações do 1º quadrimestre de 2021

Enfrentamento ao coronavírus gerou diversas ações estratégicas, incluindo vacinação, unidades exclusivas para Covid-19 e sistema on-line de cadastramento, entre outras ações

Na tarde desta segunda-feira (31), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Sáude (SMS), realizou prestação de contas referente ao balanço dos primeiros quatro meses de 2021. A atividade ocorreu via audiência pública virtual, transmitida ao vivo pelos canais on-line da Câmara Municipal, via YouTube e Facebook.

Imagem: reprodução

O gestor do Fundo Municipal e secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, conduziu a apresentação, destacando as principais ações e estratégias desenvolvidas pela rede assistencial neste 1º quadrimestre, de janeiro até abril, incluindo o combate à pandemia de Covid-19, serviços e atendimentos gerais, indicadores epidemiológicos e outros. A audiência pública segue a Lei complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta o artigo 198, da Constituição Federal.

Nos primeiros quatro meses de 2021, a aplicação feita pela Prefeitura de Londrina em saúde foi de 21,14% das receitas próprias em orçamento, superando, assim, o percentual mínimo de 15% previsto na lei federal. Este índice representa montante de R$ 110.482.398,00 em despesas liquidadas, de investimentos públicos por meio de receitas provenientes de impostos e transferências constitucionais.

Foto: NCom

No dia 17 de janeiro, o prefeito Marcelo Belinati anunciou oficialmente o principal e mais importante instrumento de enfrentamento ao coronavírus, com o lançamento do Plano Municipal de Imunização. Na fase inicial de vacinação, a Prefeitura havia estipulado alcance de 170.500 pessoas imunizadas, totalizando a aplicação de 341 mil doses. Na ocasião, o secretário de Saúde informou que o Plano Municipal está alinhado ao Plano Nacional de Imunização, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde, com divisão em quatro etapas, começando pelos grupos prioritários, que são mais vulneráveis ao vírus.

Foto: Emerson Dias / arquivo

Segundo Felippe Machado, uma das maiores expectativas e prioridades era começar a imunizar o quanto antes a população idosa, principalmente nas Instituições de Longa Permanência (ILPI). “Esse público é mais vulnerável e suscetível a ser acometido com gravidade por Covid-19. E enfrentamos alguns surtos da doença nos abrigos para idosos. A vacinação foi essencial para reduzir a circulação do vírus, reduzindo os casos e, consequentemente, os óbitos nesses locais. Na sequência, os idosos em geral começaram a ser imunizados, bem como outros grupos prioritários”, disse.

Machado frisou que Londrina se tornou referência para muitas cidades por conta do seu plano de enfrentamento e vacinação. “Procuramos fazer tudo o que estava ao nosso alcance para trazer mais segurança para a população e para os profissionais da saúde, buscando garantir celeridade e eficácia, conforme a disponibilidade de doses. Criamos um sistema on-line exclusivo para vacinação, um banco de dados de cadastramento no portal da Prefeitura com etapas de validação, avisos e agendamentos, todo isso permitindo que o cidadão tenha atendimento de qualidade. Passamos de 220 mil doses da vacina aplicadas em Londrina. Somente no Centro de Imunização da Zona Norte, a maior sala da cidade, são feitas de 2 mil a 2.500 doses por dia, mantendo todos os protocolos e medidas de segurança”, ressaltou.

Foto: Gustavo Tacaki / arquivo

Além disso, o secretário de Saúde ainda mencionou que Londrina chegou a contar com sete salas exclusivas para vacinação contra Covid-19, e que o município foi o primeiro do Paraná a começar a vacinar aos domingos e também no período noturno. “Mesmo com a continuação da pandemia, também prosseguimos com ações de atenção voltadas para outras doenças, que não deixam de circular, como a gripe. Está em andamento a campanha de vacinação contra Influenza, com cerca de 50 mil doses realizadas, e continuam os trabalhos permanentes de enfrentamento à dengue e outras endemias”, concluiu.

De janeiro até o final de abril, o Município realizou a aplicação de 170.923 doses da vacina contra Covid-19, sendo 110.888 referentes à primeira dose, e 60.035 de segunda dose. A campanha de vacinação continua e o dado mais recente publicado, até o dia 29 de maio, aponta que o Município alcançou a marca de 220.429 doses aplicadas – 136.502/1ª dose e 83.927/2ª dose.

Foto: Emerson Dias / arquivo

Em 19 de janeiro, Londrina recebeu os primeiros lotes da vacina Coronavac, repassados pela 17ª Regional de Saúde do Paraná. Nesse mesmo dia, foi imunizada a primeira pessoa da cidade, a enfermeira Maria de Fátima Hirth Ruiz, servidora do HU e da Prefeitura de Londrina, onde atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No serviço municipal de saúde, as doses iniciais de vacinas aplicadas foram feitas na UPA do Jardim Sabará, na região oeste, e a técnica de enfermagem Rosimeire Oliveira de Paula, servidora há 29 anos, foi a primeira a ser vacinada. Inicialmente, cerca de nove mil doses foram enviadas pelo Governo do Estado ao Município.

Um dia depois, em 20 de janeiro, as pessoas idosas atendidas por Instituições de Longa Permanência (ILPI) de Londrina começaram a receber a imunização, bem como os profissionais de saúde e demais colaboradores que atuam nestes espaços. Somente nessa primeira ação, foram vacinados 110 idosos e 72 funcionários que prestam serviços nas ILPI.

Cadastramento e agendamento on-line – Como forma de melhor organizar e tornar eficazes os processos de aplicação da vacina, no início de fevereiro a Prefeitura lançou o site oficial exclusivo para cadastramento e agendamento on-line, inserido no Portal da Prefeitura de Londrina. A página ganhou ampla divulgação e um banner em destaque no endereço www.londrina.pr.gov.br , podendo ser acessada diretamente também pelo endereço https://www4.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/.

De acordo com o Plano Municipal de Imunização e o recebimento de doses, os cadastros feitos são validados e liberados para agendamento no mesmo portal, obedecendo o grupo prioritário da vez. O secretário Felippe Machado salientou que esta forma de organização foi muito eficiente para o serviço e usuários, pontuando que, desde o início, não houve aglomerações nem filas em nenhum ponto de vacinação.

Foto: CMTU / arquivo

Drive Thru – No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura realizou uma grande ação de vacinação no formato drive thru, utilizando as dependências do Parque de Exposições Governador Ney Braga. De forma organizada e ágil, o atendimento contemplou idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde acima de 40 anos. Ao todo, foram vacinadas 3.763 pessoas, previamente cadastradas e agendadas no sistema on-line da Prefeitura.

Foto: Gustavo Tacaki/arquivo

Centro de Imunização da Zona Norte – A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, em 20 de fevereiro, o Centro de Imunização na Zona Norte. O serviço, exclusivo para vacinação contra Covid-19, está localizado no prédio do Centro de Convivência do Idoso da região Norte (CCI Norte), situado na Rua Luís Brugin, esquina com a avenida Saul Elkind. O espaço comporta até 22 boxes de vacinação, com atendimentos simultâneos, resultando média de mais de 2.000 vacinações por dia.

Foto: Emerson Dias

Pontos exclusivos para vacinação – Para ampliar e facilitar o acesso da população à vacinação contra o COVID-19, o Município destinou várias Unidades Básicas de Saúde como pontos de vacinação, em diferentes áreas geográficas, de forma estratégica. O serviço foram disponibilizados em seis localidades, nos bairros Alvorada, Jardim do Sol, Ouro Branco, Vila Casoni, Eldorado e Ernani Moura Lima.

Atualmente, vacinação contra o novo coronavírus está sendo realizada em quatro locais: O CCI Norte e as UBSs Jardim do Sol, Eldorado e Ouro Branco. Os outros três pontos foram adaptados para realizar, exclusivamente, a vacina contra a Influenza, ao longo do andamento desta campanha de imunização da gripe.

Outras ações Covid-19 – Manutenção de seis UBSs de referência respiratória nas regiões, sendo: Chefe Newton, Maria Cecília e Ouro Branco (até 26/04), mais Vila Ricardo, Bandeirantes e Guanabara. A unidade do Ouro Branco passou a ser utilizada exclusivamente para vacinação contra Covid-19.

Também segue ativo o Disque Coronavírus, pelo número 08004001234, para teleconsultas; Central de Monitoramento; reorganização das agendas de coletas de exames nas Unidades Básicas; e coleta de exames em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

Nos últimos quatro meses, a SMS contratou 478 profissionais da saúde para a rede assistencial como um todo, sendo grande parte mobilizada para atuar nas unidades de referência no combate à pandemia de Covid-19. As contratações abrangem auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos plantonistas (pediatra e clínico geral), médico veterinário, e assistente de Gestão em Serviços de Saúde.

Espaço Cuidando do Cuidador – Em fevereiro, foi inaugurado o espaço Cuidando do Cuidador e sala de amamentação. O objetivo é promover a qualidade de vida entre os servidores municipais, ofertando práticas integrativas e complementares a serem realizadas por servidores capacitados. São ofertadas práticas com finalidade terapêutica.

Nova sede CAPS Álcool e Drogas – No dia 25 de março, o CAPS Álcool e Drogas ganhou nova sede na área central, na Av. Juscelino Kubitscheck nº 3.421, esquina com a Duque de Caxias. O local também abriga a equipe do Consultório na Rua e a sede do Conselho Municipal de Política sobre Álcool e Drogas (COMAD). O CAPS AD atua com equipe multiprofissional na assistência a pacientes com dependência química e é também responsável pela regulação para internação em comunidades terapêuticas com vagas contratadas pelo Município.

Foto: Emerson Dias

Londrina em consórcio nacional para compra de vacinas

No começo de março, o prefeito Marcelo Belinati assinou termo para incluir o município de Londrina no Consórcio de Municípios do Brasil, criado para viabilizar a compra de doses de vacinas contra a COVID-19. O objetivo é permitir que as cidades tenham direito de adquirir 10 tipos de vacinas diferentes, aprovadas por agências reguladoras. Com a adesão, Londrina poderá adquirir vacinas, equipamentos e outros insumos médicos para o combate à pandemia causada pelo novo Coronavírus e suas variantes.

Foto: Gustavo Tacaki

Vacinação contra a Influenza – Em abril deste ano, a Prefeitura deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em 2021, a vacinação contra a gripe começou a ser ofertada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde estão ofertando a vacinação, com exceção das que aplicam exclusivamente as doses contra COVID-19 ou de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios.

Arboviroses – O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da zika e chikungunya, continua intensificado em Londrina, com diversas ações. De janeiro a abril, houve trabalho em quase 2.000 pontos estratégicos para vistorias, limpezas e orientações. E mais de 500 denúncias foram atendidas nesse período. Nesse quadrimestre, a Prefeitura vem realizando a aplicação de inseticida em imóveis via “fumacê”, cuja terceira etapa está em andamento. Nas duas primeiras etapas da iniciativa, 109 bairros em todas as regiões foram visitados. Agora, o trabalho teve início com os veículos equipados percorrendo mais 868 quarteirões em 27 bairros nas áreas norte, leste, oeste e central. Os atendimentos ocorrem em áreas onde há maiores índices de infestação de dengue.

Foto: Vivian Honorato / arquivo

Paralelamente à aplicação do fumacê, as equipes de endemias da SMS continuam realizando visitas de rotina para orientar a população e eliminar focos do Aedes. E também prosseguem as ações de intervenção e limpeza em casas sob poder de imobiliárias ou proprietários particulares, utilizando bomba costal de inseticida, além do serviço de bloqueio de “circulação viral” em casas com moradores que possuem suspeita de dengue, confirmada por unidades de saúde.

A Prefeitura de Londrina ainda vem realizando, regularmente, o Mutirão Bota Fora Contra a Dengue para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e remover resíduos e lixos em domicílios e pontos de descarte irregular. A ação é feita pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com participação da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo acompanhamento dos dados epidemiológicos e controle da doença.

Ouvidoria da Saúde – A Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados no Sistema Municipal de Saúde. No primeiro quadrimestre de 2021, o setor registrou 520 atendimentos, entre denúncias, reclamações, solicitações de informação, elogios e sugestões.

NASF – O Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB) realizou, de janeiro até abril, 11.151 atendimentos ao todo. As ações incluem avaliações e diagnósticos, prescrições terapêuticas e procedimentos clínicos/terapêuticos por profissionais fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e farmacêuticos.

Unidades 16h e 24h – Um total de 131.958 atendimentos de consultas foram contabilizados no primeiro quadrimestre de 2021, nas seguintes unidades: Pronto Atendimento (PA) do Leonor; PA Maria Cecília; PA União da Vitória; Pronto Atendimento Infantil (PAI); UPA Sabará (plantão); e UPA Centro Oeste (plantão e ortopedia).

Foto: Emerson Dias

SAMU 192 – O Complexo Regulador de Urgência e Emergência, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebeu, via telefone 192, montante de 59.310 chamadas entre atendimentos médicos, trotes, transferências, canceladas e informações.

Policlínica – Dentre outros vários serviços prestados, este equipamento público somou, de janeiro a abril, 3.793 consultas médicas nas seguintes áreas: cardiologia, geriatria, nefrologia infantil, pneumologia, pediatria, urologia, neurologia e dermatologia.

CAPS – As unidades de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD, CAPS Infantil e CAPS III) realizaram, nesse período, 11.395 atendimentos de Produção nas categorias diurno, noturno, domiciliar, em grupo, individual, familiar, reabilitação psicossocial, práticas corporais, práticas expressivas e comunicativas, promoção de contratualidade no território, atenção a situações de crise, e matriciamento.

Outros 7.292 atendimentos referem-se a outros procedimentos, incluindo atendimentos a pacientes nessas três unidades do CAPS, além de ambulatório e Pronto Atendimento.

Foto: Emerson Dias

Obras – Foi finalizada, em abril, a reforma e recuperação da UBS do distrito de São Luiz, reaberta no início de maio para a população. Implantada em 1985, a unidade do distrito de São Luiz possui uma área construída de 140,54m². A reforma geral contemplou não só a estrutura da UBS como também seu entorno.

E estão em andamento reformas importantes como a reforma e ampliação da Maternidade Municipal, a construção da nova sede do SAMU e a reforma da UPA do Jardim Leonor, na região oeste. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde oferta atendimento em 54 UBSs, sendo 42 delas na área urbana e 12 na zona rural. São 93 equipes de Saúde da Família, nas regiões norte, sul, leste, oeste, central e área rural.

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