Cidadão

Canal Exercício e Saúde da Prefeitura completa um ano

Criado para orientar a população na prática da atividade física, canal no Youtube já foi visualizado mais de 55 mil vezes

O canal no Youtube chamado “Exercício e Saúde”, da Secretaria Municipal de Saúde, completou um ano de existência no dia 28 de abril de 2021. Criado para ajudar as pessoas a praticarem alguma forma de atividade física, durante o período do isolamento social ocasionado pelo novo coronavírus, o canal da Prefeitura de Londrina já registrou mais de 55.300 visualizações. Os interessados podem acessá-lo clicando aqui.

Por meio dele, os profissionais de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) levam à população diversas informações educativas e orientações para a prática correta da atividade física. Há vídeos sobre alongamento, dança, força, aquecimento, aeróbica, aulas completas, exercícios para as crianças e adolescentes, além de orientações sobre temas gerais, como qualidade de vida, dor muscular, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hanseníase, saúde da mulher, com atividades que ajudam qualquer pessoa a manter o corpo em forma.

Divulgação

Em um ano de funcionamento, a equipe do NASF, da Secretaria Municipal de Saúde, postou 122 vídeos. Em média, são postados dois vídeos por semana. Um deles é sempre com uma aula completa ao vivo, nas terças-feiras, às 8h55. Na sequência, durante o decorrer da semana, eles divulgam outro vídeo extra com um tema relevante, por exemplo, sobre o Dia do Desafio ou de Combate à Violência contra a Criança e o Adolescente.

O objetivo principal do canal é ajudar as pessoas a praticarem algum tipo de atividade física, durante o período do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, além de trabalhar para tentar diminuir os efeitos da inatividade física e melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, o grupo disponibiliza os vídeos orientativos para a prática de exercício físico seguro e levam em consideração os possíveis locais para a execução dos movimentos e objetos que as pessoas têm em casa.

Há arquivos escritos e vídeos trazendo mais informações sobre alongamento, exercícios de força utilizando o colchonete, de aeróbica e de flexibilidade, orientações e cuidados que todos devem ter com o posicionamento correto do corpo e de execução de cada exercício, além de sugestões de roupas e calçados adequados para a prática esportiva. Segundo a equipe do NASF, o feedback de quem participa as aulas tem sido muito positivo, porque as atividades e exercícios ajudam a melhorar as dores no corpo, aumentam o nível de atividade física praticada e facilitam a prática. Isso porque, os vídeos ficam gravados e disponibilizados no canal do Youtube, ou seja, a população pode rever quantas vezes quiser e quando quiser.

“Esse projeto foi um desafio, porque a maioria dos participantes dos grupos de atividades físicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) eram pessoas acima de 60 anos, que não tinham acesso a uma mídia eletrônica e a essa tecnologia nova. Isso foi superado, porque eles aderiram a ferramenta e participaram ativamente. Além disso, atendemos esse público dos grupos, que já era mais ativo, e expandimos para os familiares e às pessoas mais próximas a eles. Esperamos dar continuidade ao trabalho mesmo depois da pandemia, porque o intuito é levar ao cidadão um cuidado integral à saúde, onde a promoção do exercício físico é fundamental, para melhorar a qualidade de vida”, explicou a profissional do NASF, Anne Cristine Becchi.

Fazem parte do projeto Exercício e Saúde, do NASF, os profissionais: Anne Cristine Becchi, Edcarlos Aparecido Vaccario, Sandra Cristina Cavalli Moíses, Natália Serra Lovato, Geder Harami Harami e Wellington Berbel.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos