Cidadão

Servidores da rede municipal de Saúde conquistam o Prêmio Inova Saúde Paraná

Cinco trabalhos desenvolvidos pelos servidores municipais foram finalistas dentre mais de 400 inscritos; divulgação do prêmio ocorreu no sábado (10)

Cinco trabalhos desenvolvidos por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram vencedores no 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, divulgado no sábado (10). A premiação contemplou trabalhos apresentados na 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, organizada pelo Instituto em Estudos em Saúde Coletiva (INESCO) com apoio da SMS.

NCOM

Durante a cerimônia virtual de abertura da 7ª Mostra Paranaense, que ocorreu na manhã de sexta-feira (9), o prefeito Marcelo Belinati citou que Londrina foi uma das precursoras do modelo atual de saúde pública aplicado pelo SUS. “Hoje estamos em um momento importante, de enaltecer o que de fato tem valor. E acredito que a pandemia tem mostrado a importância que o SUS, a saúde pública e a saúde coletiva têm. Os profissionais se desdobraram para suprir eventuais deficiências, então agradeço a todos e deixo aqui minha homenagem”, frisou.

Ao todo, participaram do evento 626 pessoas e foram inscritos 420 trabalhos. Os representantes trouxeram experiências e pesquisas aplicadas em mais de 50 cidades paranaenses. A lista total de pesquisas e trabalhos premiados pode ser conferida aqui.

Segundo a vice-presidente do INESCO e coordenadora científica da 7ª Mostra, Beatriz Zampar, o evento, que ocorreu totalmente em formato digital com transmissões ao vivo, foi um momento de troca entre trabalhadores, gestores, usuários, pesquisadores, para que pudessem discutir e avaliar as práticas do dia a dia.

“Com base no tema, falamos sobre as dificuldades e como enfrentar as questões da pandemia para continuar garantindo uma saúde de qualidade à população. Foram apresentadas muitas experiências exitosas que com certeza outros municípios poderão aproveitar. Isso demonstrou a força do SUS e da saúde pública em se reorganizar para garantir acesso à população”, destacou a vice-presidente do INESCO.

Pela rede municipal de Saúde de Londrina, cinco projetos sagraram-se vencedores dentre os finalistas do Prêmio Inova Saúde Paraná (confira a lista abaixo). Eles foram inscritos em três eixos: Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde; Educação e Formação em Saúde; e Educação e Formação em Saúde.

Um dos autores de trabalhos selecionados, o diretor de Urgência e Emergência em Saúde da SMS, Cleiton José Santana, afirmou que a premiação reconhece a qualidade da assistência prestada em todos os níveis pelos profissionais da SMS. “É algo que demonstra e fortalece as ações desenvolvidas na rede municipal. E traz uma realidade da qualidade, do atendimento humanizado e direcionado com base em protocolos e critérios atualizados, que oferecemos à população em diferentes serviços”, reforçou.

A programação da Mostra Paranaense agregou também o 3º Congresso dos Profissionais de Educação Física e 1º Simpósio Paranaense sobre Saúde Pública/Coletiva. Todos foram realizados em formato remoto com transmissão on-line.

Confira a lista dos trabalhos vencedores, apresentados por servidores da Secretaria Municipal de Saúde:

Organização da Rede Municipal de Saúde de Londrina para o enfrentamento da pandemia do Covid19

Autores: Cleiton José Santana; Fernanda Fabrim; Claudia Denise Garcia; Rosilene Aparecida Machado; Valeria Cristina Almeida de Azevedo Barbosa; Carlos Fellipe Marcondes Machado.

Atenção Paliativa na Atenção Primária à Saúde: o cuidado paliativo possível

Autoras: Marina Gorgato de Carvalho; Caroline Bertan Lombardi; Beatriz Zampar, Juliana Cristina de Carvalho; Flora Mestre Passini; Amanda Toninato Tavares.

Lei dos Cuidados Inversos aplicados: Plano de Intervenção em área vulnerável de Londrina

Autores: Rafaela Lopes Fonseca; Beatriz Zampar; Cristiane Sayuri Shibata; Adiermison Pereira da Silva.

Manejo dos sintomas prolongados do COVID-19 na Atenção Primária

Autores: Lincoln Yoshiharu Abe; Beatriz Zampar; Mylena Lamonica Azevedo da Silva; Rafaela Lopes Fonseca; Raquel Sirashigue.

Fisioterapia em Casa: Relato de experiência de teleatendimentos em grupo realizados por estagiários de Fisioterapia para pacientes com dor musculoesquelética durante a pandemia

Autora: Flavia Guilherme Gonçalves Ziegler

 

Para a imprensa: outras informações com a vice-presidente do INESCO, Beatriz Zampar, pelo (43) 3024-6221.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos