Ação da Sema realiza coleta de 566 pneus inservíveis
Material arrecadado terá a destinação correta, com o objetivo de evitar a poluição do meio ambiente

Na quinta-feira (26), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), coletou 566 pneus velhos e sem uso, durante uma ação realizada em parceria com a Engesol Engenharia e Soluções Ltda. A coleta ocorreu no estacionamento do Autódromo Internacional Ayrton Senna, na Avenida Henrique Mansano, região norte.

Ao todo, 22 veículos participaram da entrega em sistema drive-thru, sendo que 11 deles entregaram pequenas quantidades, que foram de uma a seis unidades do produto. Entre os materiais coletados estavam pneus de carros de passeio, de motocicletas, de bicicletas e de caminhão. A maior parte dos pneus foi entregue por borracheiros, mas também participaram profissionais de oficinas mecânicas e pessoas físicas e jurídicas. “A coleta foi positiva, porque todos aqueles que levaram os materiais elogiaram a Sema e pediram para que outras ações sejam feitas. Também comprovamos que o estacionamento do Autódromo Internacional foi um espaço favorável para a ação, que acabou ajudando a empresa parceira da Prefeitura, que é nova no ramo. Em Londrina, contamos com três delas”, explicou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati,
Agora, os materiais recolhidos serão levados para uma empresa em Arapongas, responsável pela trituração, laminação e pó da borracha. Com esse material, as indústrias fabricam asfalto ecológico, solado de calçados, tapetes para veículos, granulados para piso sintético e grama artificial. Outra parte é utilizada no coprocessamento, que é a tecnologia de queima de resíduos em fornos de cimento que não gera novos resíduos e contribui para a preservação de recursos naturais, além de substituir combustíveis tradicionalmente usados no processo de fabricação do cimento. Já o aço existente na parte interna dos pneus é encaminhado para as indústrias siderúrgicas, ou seja, aproveitam-se todas as partes, o que favorece a economia circular.
A intenção da Prefeitura de Londrina com essa campanha é oportunizar o descarte correto aos materiais, que levariam centenas de anos para se decomporem na natureza. Além disso, quando jogados em terrenos baldios ou fundos de vales, os pneus acumulam água, o que ajuda na proliferação de mosquitos transmissores de diversas doenças, e podem servir de abrigo para animais peçonhentos, como escorpiões e cobras. Uma nova coleta de pneus deve ser realizada no dia 16 de setembro, das 9h às 16h, no estacionamento do Parque Ney Braga.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, pelo (43) 3372-4768.