Secretaria de Assistência Social de Londrina troca experiências com Foz do Iguaçu
Equipe londrinense verá como são desenvolvidos os serviços socioassistenciais em Foz; intuito é ampliar o intercâmbio de experiências entre as cidades para o aprimoramento das políticas neste setor
Com o objetivo de fortalecer as relações estratégicas e a troca de informações entre Londrina e Foz do Iguaçu, que mantêm acordo de cidades-irmãs, a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, viajou hoje (17) com sua equipe para a cidade paranaense das Três Fronteiras. Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), o grupo londrinense realiza visitas para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da Assistência Social de Foz, a fim de ver como são prestados os serviços dentro das políticas públicas locais para essa finalidade.
De acordo com a secretária Jacqueline Micali, este encontro integra as ações de aproximação entre Londrina e Foz, servindo para que as duas partes possam construir e acompanhar, mutuamente, o aperfeiçoamento de seus serviços de Assistência Social. “Como cidades-irmãs, poderemos estreitar realmente essa articulação entre as secretarias. Estamos indo agora conhecer as experiências e atuações deles neste campo social para verificar como o trabalho vem sendo feito. Na sequência, eles também irão a Londrina para ver mais de perto o que estamos fazendo. O intuito maior é permitir a troca ampla de experiências para que possamos melhorar, ainda mais, a qualidade dos nossos atendimentos e projetos”, afirmou.
A agenda de atividades começa na manhã de quinta-feira (18), às 9h, na sede da SMAS Foz, com a apresentação das equipes e abordagens sobre diversos serviços e ações desenvolvidos, incluindo a organização e funcionamento do Acolhimento Familiar.
Por parte de Londrina, participam, além da titular da pasta, Jacqueline Micali; a diretora de Proteção Social Especial, Josiani dos Santos Nogueira, e a diretora de Proteção Social Básica, Adriana Santos, além da assessora técnica Juliana Catarino.
Representando Foz do Iguaçu, estarão presentes o secretário municipal de Assistência Social, Elias Sousa; a diretora de Proteção Social Básica, Fabiana Siqueira; a diretora de Proteção Social Especial, Dayse Bortoli; o diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), André Santos, entre outros membros da equipe técnica da SMAS.
No período da tarde, a partir das 14h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), os temas abordados serão o Serviço de Proteção a Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), medidas socioeducativas, e crianças e adolescentes ameaçados de morte.
Já na sexta-feira (19), no CRAS Nordeste, haverá agenda no período da manhã, com reuniões abordando assuntos como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado aos CRAS.
Irmandade Londrina e Foz – No final de agosto de 2021, Londrina e Foz de Iguaçu firmaram oficialmente um Protocolo de Intenções que estabelece os dois municípios como Cidades-Irmãs. A parceria foi assinada em Londrina, pelos prefeitos Marcelo Belinati e Chico Brasileiro, que veio para a cidade com uma comitiva de secretários e assessores. Com este acordo, foi iniciada uma aliança estratégica com objetivo de promover o intercâmbio de experiências e cooperação mútua entre as cidades.
No dia 10 de novembro, foi a vez de uma comitiva de Londrina, com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, ir até Foz do Iguaçu. Em reuniões e outras tratativas, alguns assuntos tratados foram relacionados às áreas de fazenda, administração, turismo, empreendedorismo, obras, desburocratização dos serviços, assistência social, tecnologia, segurança pública, entre outros temas.
A finalidade do fortalecimento entre as duas partes é promover a troca de conhecimentos em diferentes segmentos, incluindo tecnologia, inovação, governança, desenvolvimento econômico, turismo, saúde, educação, assistência social, cultura e outras. Por meio disso, a ideia é trabalhar para estimular o progresso econômico e social para ambas as cidades.