Defesa Civil age preventivamente para evitar acidentes e tragédias em Londrina
Emergências podem ser comunicadas para a central telefônica 199, ou através do aplicativo 153 Cidadão; órgão divulgou um balanço sobre as ações do primeiro trimestre de 2022

O município de Londrina conta diariamente com o trabalho da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), e a coordenação das atividades é feita pelos auxiliares que são guardas municipais.

Em períodos de normalidade, os agentes desenvolvem atividades de prevenção, mitigação e preparação para ações coordenados em casos de emergências e desastres. No período de anormalidade, o trabalho é voltado ao atendimento aos desastres por intermédio das ações de resposta e, consequentemente, recuperação/reconstrução.
As principais ações são: sinalização e desobstrução de vias em casos de quedas de árvores, registro de pontos de erosão de solo e pontos de alagamento, e realização de vistorias em áreas de risco.
Os chamados são registrados pela central telefônica de emergência 199, ou através do aplicativo 153 Cidadão. Assim que a ocorrência é aberta, as equipes vão até o local, constatam o fato, sinalizam, e na sequência fazem um despacho informando aos demais órgãos da administração para que sejam tomadas providências.
O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, enalteceu o trabalho das equipes. “Nossos agentes estão sempre de prontidão para atender qualquer tipo de demanda. Isso é fruto do compromisso genuíno que temos com a sociedade, o de bem servir”, destacou.

Balanço – A Secretaria Municipal de Defesa Social divulga o balanço das atividades e ocorrências atendidas pela Defesa Civil no primeiro trimestre de 2022. Até o dia 5 de abril foram registrados 122 atendimentos, sendo 96 quedas de árvores, 20 casos de óleo na pista, e seis pontos de alagamentos.
No período, as equipes realizaram 36 vistorias em áreas de risco, sendo 13 em residências, 11 em áreas de risco estrutural, quatro em áreas de inundação, três em próprios públicos, três em áreas de deslizamento, e duas em áreas de alagamento.
A Defesa Civil municipal atua preventivamente no acompanhamento de simulados de combate a incêndio em empresas e shoppings da cidade. Em eventos como esse, são avaliadas as ações de segurança, diretrizes e protocolos a serem observados em caso de emergência.
Serviço – A população pode acionar o serviço por meio de ligação para o número de emergência 199, ou pelo aplicativo 153 cidadão, disponível para qualquer telefone.