Cia Cirko Volonte realiza apresentações gratuitas de teatro em miniatura
Espetáculos em formato lambe-lambe são promovidos em diferentes regiões da cidade, e possuem classificação livre

O Projeto Lambe-Londrina está promovendo uma série de apresentações de teatro em miniatura em diferentes regiões da cidade. Nesta quarta-feira (6), a iniciativa será realizada na Feira da Lua, no estacionamento do Zerão, das 19h às 21h. A peça é gratuita e possui classificação livre. Composta pelos espetáculos de comédia “Susto”, encenado por Hanny Reis, e o drama “Camarim”, com Gustavo Bertin, a ação é promovida pela Cia Cirko Volonte.
No teatro lambe-lambe, as histórias são curtas, tendo em média entre dois e três minutos de duração, e buscam contar apenas o essencial. O áudio pode ser um texto falado pelo ator ou uma narrativa gravada sobre a trama. Algumas peças são adaptações de obras literárias, enquanto outras são histórias criadas pelo próprio autor. O mini-teatro é apresentado em pequenas caixas para um espectador por vez, que assiste às cenas através de uma pequena abertura, o que propicia uma experiência única. Para ouvir a narrativa, o espectador faz uso de um fone de ouvido.

Segundo a atriz Hanny Reis, a recepção do público tem sido melhor que o esperado. “As pessoas chegam curiosas, querendo saber do que se trata, e a gente explica para elas. Enquanto as crianças tendem a preferir a comédia, os adultos geralmente preferem o drama, e alguns ficam até tocados com a apresentação. Depois do espetáculo, a gente conversa com o espectador porque as caixas despertam muito interesse”, destacou.
Reis contou que o Lambe-Londrina é um projeto concebido em 2019, mas que precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19. “Estamos muito felizes com a retomada das apresentações, e também porque fomos nós mesmos que fizemos as caixas e o pessoal tem gostado bastante. Foi um processo árduo, mas valeu a pena”, frisou.
Agenda – Ao todo, o projeto consiste em nove apresentações que iniciaram no dia 24 de março, na divisão de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para esta semana, também está prevista uma apresentação na Feira da Lua do Armazém da Moda, na sexta-feira (8), das 19h às 21h.
Os espetáculos foram programados para ser encenados nas Feiras da Lua de diversas regiões da cidade, assim como no Aterro do Igapó, Praça Nishinomiya e Calçadão de Londrina. A agenda completa pode ser conferida no perfil de Instagram da Cia Cirko Volonte. Em caso de chuva, as apresentações são canceladas e reagendadas.
O projeto Lambe-Londrina conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.